"BELEZA DÁ TRABALHO"


Talvez ele não soubesse, mas quando pela manhã caminhávamos no Parque da Jaqueira, contando os quilômetros suados antes de um dia de trabalho, essa sua frase nos dava um ânimo maior. De repente, nos 6  quilômetros, quando às vezes já pensava em parar, passava por ele e ouvia:

"Beleza dá trabalho, mas moleza não dá beleza..."

Todos os dias, no mesmo horário, aquele simpático senhor, tão risonho e encantador, repetia essa frase matinal para tantas pessoas que se exercitavam naquele parque.

Passei a admirá-lo apenas por esse gesto simpático e diferenciado. Um dia conversei com ele. Perguntei seu nome e ficamos amigos. Admiro pessoas que têm algo a mais a passar para os outros. Nesse caso ele me passava alegria e estímulo nas caminhadas.

Um dia mandei bordar essa frase numa camisa com o nome dele embaixo. Quando o encontrei entreguei o presente. Ficou visivelmente surpreso e admirado, mas eu adorei presenteá-lo com isso. Afinal ele me presenteava todos os dias com sua simpatia .

Hoje, meu amigo não caminha mais, sofre de Alzeheimer... e faz  tanta falta naquele parque. É engraçado como é pequeno esse mundo, conheci sua filha e ao saber do sobrenome liguei imediatamente a ele. Ela disse que morria de curiosidade pra saber quem havia dado a camisa ao seu pai. Ficamos amigas e é através dela que sei notícias desse simpático e inesquecível personagem da Jaqueira.

Hoje não caminho mais no parque, raramente, mas nado e quando estou na piscina cansada, ecoam em meus ouvidos suas palavras:  

"BELEZA DÁ TRABALHO, MAS MOLEZA NÃO DÁ BELEZA".



Homenagem a Geraldo Mariz.