M de Mãe

No vale da solitude, filho algum sucumbe sob à presença dela.

Mãe de ventre; Mãe de cuidado; Mãe que é Mãe de verdade merece todo e especial cuidado.

Ela abraça e carrega o seu pequeno no colo até que o peso deste os braços não mais o suportam carregar. Colocá-lo então ao lado e, de mãos dadas, anda sob as claridades e as sombras da vida.

Não põe um pedaço de pão na boca, se a barriga de sua cria ainda geme de fome.

Prefere se resumir ao nada, para ver ganhar o filho um valor melhor na sociedade.

Ser como este, digo-lhe com propriedade: — É raro! Quem mais daria a própria vida para ver o filho feliz, bem e seguro?

Respondo-lhe com a letra M, M de Mãe.

Ouso-me a dizer que em livro algum da minha escola eu li uma história tão bela e tocante quanto ao dia a dia do ser resiliente e batalhador que reside a casa da minha família.

Em todas as noites de estudo, mesmo o retorno sendo tarde da noite, ao chegar, está ela ali, sentada ou deitada no sofá, ou numa cadeira desconfortável só para ver o filho chegar e ter a certeza de que este retornou bem.

Decerto, ela não dorme enquanto disso o seu coração não tiver a certeza.

Particularmente, nunca perdi o hábito de pôr diante dela a minha gratidão para fora do meu ser por lágrimas de emoções, que mesmo ocultas, escorrem pelo meu semblante.

Peço-lhe sempre a bênção e, acrescentando que ela vá se deitar no quarto, na cama que é mais confortável, digo um demorado obrigado e dou-lhe um abraço de gratidão, pois em mais uma noite pude expressar o que muitos nunca tiveram a oportunidade ou perderam-na há um tempo recente ou distante.

Quando eu logo mais crescer e estiver capacitado o suficiente, buscarei ingressar no governo e exigir que a letra M seja um símbolo maior, seja mais valorizada, e que mais portas possam ser abertas a todas essas mulheres que com o M de Mulher também pronunciam o M de Mãe.

Contudo, isso para mim não é o suficiente, pois, quando desta vida eu partir, pedirei a Deus que se há um ser que nunca mais deverá morrer, este se chama Mãe, o ser que eu tenho uma forte convicção de que Ele levou muito mais do que sete dias para criá-la, porque a Mãe é tão perfeita que eu tenho certeza que deu um enorme trabalho a Deus. Obrigado!

Feliz Dias Das Mães, Mãe!