UMA SINGELA HOMENAGEM AOS MEUS AMIGOS RECANTISTAS (PARTE I) ...CAETANO VELOSO - FORÇA ESTRANHA...

Queridos recantistas, eu gostaria de coração ❤️ de agradecer imensamente a todos os comentários maravilhosos de todos vocês, deixados nas minhas páginas.

Eu sempre me emociono com todos, acolho e leio todos com muito carinho e confesso, muitos comentários chegam a me sensibilizar tanto que fico profundamente emocionada.

Gratidão imensa a todos vocês que lêem e gostam dos meus artigos, procuro sempre trazer temas de psicologia para enriquecer um pouco mais os meus conteúdos, essa é uma profissão que amo de paixão.

Quero repassar alguns comentários de alguns recantistas dentre muitos que eu recebo, aqui vai a minha gratidão.

E falar da música de Caetano é sentir mesmo uma força Imensa, brotando dos nossos corações, uma força tão grande que chega a ser uma "FORÇA ESTRANHA". 💓

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

QUERIDO POETA JOÃO NUNES

VENTURA, MINHA ETERNA

GRATIDÃO.

Bom dia Lelia Angélica, o seu nome tem a sonoridade das rimas de um poema. Relendo essa sua preciosidade de inspiração, antes passeando na letra da canção de Caetano Veloso, um verdadeiro canto de amor e esperança, parabéns com meu agradecimento ao seu comentário. Você é a escritora e você é a poesia, eu sou a estrada que alguém passa por ela e deixa a poesia escrita desenhada no manto verde da plantação, pelas curvas da estrada, eu sou um risco no chão, na luz que guia sua vida, você é a esperança em sua canção, feliz domingo para você, um abraço.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA MOACIR

RODRIGUES , MINHA ETERNA

GRATIDÃO.

Eu já comentei abaixo, mas vou fazer uma pequena explanação do seu magnífico texto inspirado com seu brilho peculiar. Você nos fez enxergar detalhes que a letra mostra e poucos percebem, eu ouvia muito essa linda música na voz de Roberto Carlos e me encantava. Aquele menino nos fez ver a realidade de muitos outros meninos, a vida em si com suas artimanhas, mais arte do que manhas. Você foi muito feliz nessa apresentação literária, razão de tantos comentários aqui embaixo. Parabéns!

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

A POETISA ESTHER LESSA,

MEUS AGRADECIMENTOS

SINCEROS.

LÉLIA, O TEMPO URGE, MESMO COM O NOSSO INCONSCIENTE, SEM NOÇÃO DELE, SEGUNDO O BENZERRIMAMENTE ARTICULADO EM QUESTÕES TAIS, JUNG! E COMO ESTOU NUM TEMPO DE MUITO AMOR, CONVIDO-A A OUVIR MEU MIX DE CARINHO PARA MEU DALMO! OBRIGADINHA! DEUS A ABENÇOE! BJ.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA CB POESIAS

MUITO OBRIGADA!.

Excelência no conhecimento literário.parabens poetiza.abracos

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

A POETISA MARTHAMARIA

MUITO OBRIGADA!.

Sensacional inspiração e realmente força estranha, que já nasceu dizendo tudo, querida amiga Poetisa do ponto de vista espiritual que admiro e já me permiti sentir a alma naturalmente estranha. Beijos no coração ❤️.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA SANTOS ORLANDO

MINHA GRATIDÃO!.

Muito obrigada por sempre nos trazer versos tão inspiradores e agregadores nas suas páginas e por esse coração generoso que resplandece.

Agradecimentos sinceros...

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA JORGE SOUSA

MUITO AGRADECIDA.

Belissimo texto e belíssima música. As vezes toca esta música no violão e o verso inicial já me remeteu a minha infância no campo: " Eu vi o menino correndo...." Parabéns pela exímia escrita e sensibilidade.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA MIGUEL CARQUEIJA

GRATIDÃO!.

Obrigada por trazer tantos contos de ficção científica, resenhas de filmes, livros, quadrinhos e personagens com os heróis e heroínas como os "mangás".

Sempre grata Miguel!.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

A POETISA CEIÇA

MINHA GRATIDÃO.

Que linda interpretação de uma música belíssima! Parabéns por teu entendimento e sensibilidade!!

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

A POETISA DALVA TRINDADE

SINCEROS AGRADECIMENTOS.

Lélia, excelente a sua Resenha Literária de Força Estranha (de Caetano Veloso). Como todos que gostam de psicologia e de buscar o âmago de tudo com o que convive, você foi perfeita em cada trecho pontuado. Faz-nos viajar e perceber muito além do que foi dito em palavras. Revelamo-nos em uma simples mensagem enviada; nossos sentimentos do instante ali estão. Aplausos pela competência e sensibilidade!!! Obrigada por tudo.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA BENEDITO

NUNES.

MUITO OBRIGADA MEU

CONTERRÂNEO .

Muito bom!😍

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

A POETISA FLOR MORENNA

GRATIDÃO!.

Um artigo maravilhoso... Amei! Aplausos, beijos e sorrisos ♥♥

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA ARABUTÃ CAMPOS

SINCEROS AGRADECIMENTOS.

Olá, poetisa! A sua visão sobre a música é cativante. Acima, talvez, da real intenção do Caetano sobre a própria criação. Porém, válida são as suas observações e que nos coloca à reflexão. Sobre o tempo, nos meus escritos, tenho uma visão muito particular. Primeiro entro em conflito com ele e também, paradoxalmente, considero-o um companheiro de jornada, fiel, porém colocando-me em alerta à sua atuação. Sim, o tempo é ilusório para mim, mas não ao escritor e poeta "de mim". Ambos tratam-no ora como o sr. Tempo, ora como simplesmente tempo passando, passando, que passa. Ora enaltecem-no até endeusando-o, e em outras tratam-no como mera necessária poética. Mas, ambos, poeta e escritor, não o subestima. O tempo, sim, sobre a conclusão da ciência, não existe. Mas sou um poeta e escritor, um autor, que não se rodeia somente de ciência, porém muito de linhas e entrelinhas dos sentimentos. Então, concordo com o autor em mim. O tempo existe, sendo ora onipotente e onisciente como sr. Tempo todo poderoso, ora aquele tempo que passa, passa, passando. Esse conflito existe entre eu e o autor inquieto que mora em mim. Nunca um conflito entre eu e o sr. Tempo. Em relação ao Tempo em si, sou um observador que se senta na primeira fileira do rinque enquanto Tempo e Autor se enfrentam. Adoro ser o observador, sempre ponto a declarar um vencedor; não se importando com o qual aquele que seja. Todavia... Eu e o autor de mim, sim, em relação ao sentimento Saudade, somos mais exigentes e mais concordantes. Nós dois consideramos ela como malvada, evitando-a o máximo possível, mas sabedores que rima bem em qualquer situação. A Saudade é a ardilosa que temos que aceitá-la como sentimento importante aos enredos. Todavia, cara poetisa, isso será assunto para outra oportunidade. (risos). Espero que Carl Gustav Jung um me entenda. (risos mais uma vez).

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA CAVENATTI

MINHA GRATIDÃO!.

Bela composição, excelente explanação, trouxe-me reflexões.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA ROSSAN

MEUS AGRADECIMENTOS.

SINCEROS .

Agradeço pela sua gentileza e disponibilidade em sempre comentar os meus artigos.

Gratidão, meu amigo!

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA MAURÍCIO DE

OLIVEIRA

SINCEROS AGRADECIMENTOS.

Excepcional Lélia... Você sabe manusear muito bem as palavras nos artigos. 🌹

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA JORGE DE OLIVEIRA

GRATIDÃO!

Gostei muito! Parabéns

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA ANTÔNIO JADEL

GRATIDÃO SEMPRE.

Essa música é linda. E tua interpretação/explicação é um show. Parabéns, poetisa.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA CALBERTO SANTOS

MINHA GRATIDÃO SEMPRE.

Aplausos pelo belo e interpretativo artigo. A musica é linda demais e com a sua interpretação passamos a entender cada frase e cada passagem dela. Adorei a leitura. Bom dia.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA OLAVO, MEUS

SINCEROS AGRADECIMENTOS.

Força Estranha é uma das canções que aplaudiram Roberto Carlos e abrilhantou Caetano querida Lélia. A música brasileira tem os seus ícones e merecem receber um artigo como este. Excelente mensagem. Parabéns, abraços e bom final de semana.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

A POETISA ZACISS

MINHA GRATIDÃO

Cultuar a nossa criança é preciso. Bela reflexão, Escritora. Muito obrigada. Abraço

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA ALDRIN M FÉLIX.

SEMPRE GRATA.

Boa tarde, Lélia! Frequentemente divirjo dos posicionamentos políticos de Caetano Veloso, todavia, no campo da música ele sempre provou ser um exímio letrista e um bom intérprete. Amei sua análise da canção. Sem dúvida há muito o que refletir,

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA HELTON MONTHER

MINHA GRATIDÃO

Uma linda interpretação!

Parabéns poetisa. Abraços

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA PEDRÃO

CORDELISTA

AGRADEÇO DE CORAÇÃO.

E o Roberto deu um tempero todo seu a essa coisa maravilhosa. que vc descreveu com maestria. parabéns querida poetisa.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA GIL DE OLIVEIRA

GRATIDÃO SEMPRE.

Aplaudindo mais uma excelente postagem.Deu gosto ler.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA CLAITON SCHERER

SINCEROS AGRADECIMENTOS

Texto reflexivo que toca em assuntos importantes aproveitando a bela música de Caetano Veloso.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

A POETISA JULI LIMA, MEUS

AGRADECIMENTOS SINCEROS.

Bom dia! Profunda e emblemática reflexão. Metáforas e analogias nos servem de lentes para imersivamente dialogar com a sua desafiadora composição. Vivemos o tempo, o tempo todo. Ouso acreditar que seja ele uma de nossas peles, se não a segunda, bem próxima. Pq cada tempo é único e intransferível. Sem o tempo o que seríamos? Se a Vida é um rio ou mar, quantos mergulhos demos? Podemos garantir que quem hj somos é o mesmo de segundos atrás? E as metamorfoses que nos dão formas mais harmônicas, tb não dialogam com tempo? Será o tempo um útero? Grata pela reflexão! Bj poesia.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

A POETISA MARILZA MDLUZ

GRATIDÃO IMENSA.

BOA TARDE LÉLIA! Que lindo sentimento de gratidão vibrando no seu coração! Esse carinho em relação ao nosso trabalho poético no RECANTO é Luz que afasta as trevas que hoje ameaça a humanidade! BEIJOS MARILZA MDLUZ

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA ORPHEU LEAL,

SINCEROS AGRADECIMENTOS.

Um belo artigo filosófico que nos leva a ficar meditando sobre a vida e seus múltiplos problemas. Seu belo trabalho, Lélia, enriquece seus leitores com pensamentos lúcidos e baseados na verdade dos fatos. Parabéns, continue encantando-nos. Um fraterno abraço.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA J ESTANISLAU FILHO

MEUS AGRADECIMENTOS.

Um poema, que se dá ao luxo de ser musicado. Uma análise digna. Abraço 🫂 fraterno.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA JOSÉ COELHO.

FERNANDES

SINCEROS AGRADECIMENTOS.

Lindo trabalho parabéns gostei muito, forte abraço e Deus lhe abençoe

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA CLÁUDIO LIMA,

SINCEROS AGRADECIMENTOS.

Lelia, magnífico exercício de análise da obra de um dos nossos maiores compositores. Caetano é um dos meus "mestres inspiradores". Eu tinha perto de 18 anos quando ouvi pela primeira vez sua música Não Identificado, depois Baby, e depois tantas outras. Mas na primeira audição de sua obra me dei conta que havia ali uma poesia diferente daquela que eu conhecia... Lelia, seu trabalho vai muito além do didático. Através dele pode ser percebida toda sua extraordinária sensibilidade, seu conhecimento e seu amor pela arte poética. Ela pulsa no seu coração e lhe dá vida. Essa página em especial ficou iluminada por um brilho estelar, cósmico contagiante. A sua luz e a luz de Caetano em maravilhosa sintonia, de alma para alma. Abraços querida amiga poetisa.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA JOEL DE SÁ

AGRADECIMENTOS SINCEROS.

Fascinante e bem inspirado texto. Bom dia, poetisa.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA JOTA GARCIA

MUITO OBRIGADA !.

Caetano é um gênio, ainda mais refletido na tua brilhante interpretação. Tudo já foi dito, fico com o aprendizado. Grande abraço.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

A POETISA NANA GONÇALVES,

SINCEROS AGRADECIMENTOS.

Excelente análise dessa bela música. O tempo é tão relativo. Passado, presente, futuro se interligam em nossa breve existência nesta dimensão. Concordo e acredito que o nosso inconsciente não tem noção do tempo e acredito também que ele abriga infinitas vidas que faz de nós quem somos em nossa essência. Boa semana! Abraço.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA PACOMOLINA

SINCEROS AGRADECIMENTOS.

Sensacional obra prima de Caetano Veloso. Comprei o vinil com o Roberto Carlos e ouvia muito essa canção. Na verdade uma poesia cantada. Muito bacana mesmo.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA ALBERICO

CARVALHO.

SINCEROS AGRADECIMENTOS.

Poetisa Angélica, mais uma obra prima, esplendor! Curvo-me, aplaudo. Feliz dia do amigo!

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA JOILSON REMANSO

SINCEROS AGRADECIMENTOS

Adoro essa forma de textualizar.

Vou usar a técnica nos meus

próximos textos.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

A POETISA IGNÊS FREITAS

MUITO OBRIGADA .

Infelizmente parece que o tempo não espera ninguém. Somos o eterno presente desde que nascemos até morrermos. UM abraço carinhoso pra ti Lélia.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

A POETISA FÊNIX ARTE

MUITO OBRIGADA.

Lindo artigo!... desvelando os mistérios do tempo... em suas vertentes: presente, passado e futuro. Penso que os nossos sentidos e a sensibilidade que captamos tudo o que nos rodeia, traz imortalidade às nossas experiências humanas... temos vários tipos de memórias: visual, olfativa, auditiva, tátil... todas habitam em nosso imaginário... vez ou outra as ressucitamos... em reminiscências que nos transpõe na linha do tempo... somos seres complexos... façamos dessa experiência um lindo espetáculo, cheio de lembranças memoráveis... ou mesmo consoladoras, para afagar o tempo presente. Sempre um prazer vir aqui te ler.... é transcendental!

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA PAULO DA CRUZ,

SINCEROS AGRADECIMENTOS

Excelente trabalho, caríssima Lélia Angélica. Acredito que todos tiveram um grande prazer na leitura de seu belo texto. Percebo que aprecias muito Jung. Eu também gosto muito dele, principalmente em seu lado "místico". É isso aí. Um forte abraço. Tudo de bom a ti.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

A POETISA ROSÂNGELA CALZA

MUITO OBRIGADA

Uau... que análise incrível você nos proporcionou. Aplausos mil!!! Boa noite querida 🌹

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

A POETISA MARIA SIRLEI

DANGUI.

SINCEROS AGRADECIMENTOS

Adorei esse interessante artigo, uma verdadeira reflexão que nos leva a uma séria meditação. Parabéns Nobre Poetisa. Forte abraço.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA LAURO PAIXÃO

MUITO OBRIGADA.

Leitura muito esclarecedora e de um conteudo bestial! Amei!

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

A POETISA SONYA AZEVEDO

SINCEROS AGRADECIMENTOS.

Uma excelente análise dessa música com suas metáforas e enigmas que já foram características das letras de Caetano. Depois perdeu-se um pouco. Muito bom esse artigo. Muita luz e paz. Sucesso sempre e um ótimo domingo. Bjs

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

A POETISA HLUNA

MUITO OBRIGADA SEMPRE.

Caetano é inigualável e você

desenvolveu muito bem o que ele

quis dizer. Abrcs.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

A POETISA VERDANA

VERDANNIS , MUITO

OBRIGADA SEMPRE.

Como sempre um belo texto, Lélia. Parabéns. Grata pelas gentis visitas. Ótimo final de semana. Abraços poéticos com o carinho de sempre.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA ANTÔNIO DE

ALBUQUERQUE , SINCEROS

AGRADECIMENTOS.

Verdade o Sol é um Só contínuo e todos estão infinitamente dentro dele. Texto muito bom. Aplausos Lélia. Bom dia!

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA JULIO CESAR

FERNANDES , GRATIDÃO.

Reflexão maravilhosa sobre a composição que Caetano compôs pra RC, - do qual somos fãs, - em retribuição à visita a Caetano quando este estava exilado. Roberto compôs Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos pra homenagear Caetano - naqueles anos sombrios. Encontrar seu texto foi uma benção. Tudo de melhor pra você. 🖖

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

A POETISA LADY LANA

SINCEROS AGRADECIMENTOS.

Análises muito corretas e bonitas. Sinceros parabéns, Lélia.Grata por tão gentil visita, querida.Deixo um abraço de bom dia

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA CASMIL, MEUS

SINCEROS AGRADECIMENTOS.

Eis o tempo na sua dimensão/E a sua passagem sentir/Tempo de reflexão/Reflectir com precisão/Pois o tempo passa a fugir! Aplausos.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA CHICO CHAGOSO

SINCEROS AGRADECIMENTOS.

Considero um ensaio maravilhoso. O primeiro tópico me lembrou da artimanha de J.J.Benitez para descobrir (pela ciência estadunidense) o vetor do tempo, fundamental para mandar Jasão ao convívio de Cristo, no fenomenal romance de ficção(?) realística "Operação Cavalo de Troia".

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA JACÓ FILHO,

AGRADECIMENTOS SINCEROS

Simplesmente magnífico seu trabalho mestra! Adorei... Parabéns! E que Deus nos abençoe e nos ilumine...Sempre...

≤<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

A POETISA UMBELARTE

AGRADECIMENTOS SINCEROS.

Agradecida pelo convite à reflexão. Grata pela visita. Bom dia.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA ELIGIO MOURA

GRATIDÃO IMENSA.

Um artigo muito bem feito.O tempo é uma dimensão que hoje em dia os cientistas põem em dúvida a sua existência.Mas nós e toda a humanidade está muito bem amarrado a ele. Parabéns, Poetisa.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA IVAN, O TERRÍVEL

MUITO OBRIGADA SEMPRE.

Amava a música de Caetano e não tinha prestado tal atenção a tal interpretação pela ótica das metaforas maravilhosas da capacidade criativa do Caetano que é alguém muito talentoso e inteligente... pois amo... Felicidade foi embora e a saudade que eu sinto me devora!!! Amo a canção do Chico Buarque da mulher esperando seu amado nos cais... e o seu vestido cada dia mais curto ( mostrando a criança crescendo no seu ventre) são versos que nos fazem amar tal criatividade do compositor e cantor!!!

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA JHON MACKER

SINCEROS AGRADECIMENTOS.

Olá, prezada Lélia Angélica. Interpretar as metáforas desses versos do Caetano é como garimpar pedras preciosas. Você foi muito feliz na sua garimpagem em trazer para os leitores a essência das coisas efêmeras da vida que o poeta quis transmitir. Abraços

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

A POETISA TEREZA

MENDONZA LIMA

GRATIDÃO!

Boa tarde Lélia, descrever com sabedoria como está letra de música mostra o decorrer do universo humano, pois tudo que tem vida é sapies. Sua magestosa maestria do conhecimento é ensino e magia. Adorei Poetisa 🌺 Deus abençoe sempre sua vida e da sua família.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA ANTÔNIO C

ALMEIDA

SINCEROS AGRADECIMENTOS.

Gostei muito da leitura. Somos sim complexos e complexados. Numa busca infinita da resposta para nossa existência. É difícil aceitar a conclusão de que fazemos parte de um todo e nossa consciência deste nível de realidade irá desaparecer quando nos juntarmos ao campo da energia infinita.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

AO POETA RONALDO POLO

SINCEROS AGRADECIMENTOS

Interessante análise da música, além disso está em conformidade com a física. O tempo é relativo. O tempo existe, sim. No entanto nada na física impede que seja assim como você escreveu em sua análise. Jung também não está errado. Você escreve muito bem!

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

Colegas, como o número de visualizações é grande vou complementar com a Parte II para incluir um maior números de comentários de todos vocês.

Meu abraço carinhoso ❤️ a todos vocês que sempre fizeram comentários lindos e tão assertivos na minha página !!

Minha eterna gratidão!!

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<