30 Anos do Jornal Brasil Raiz

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

"O jornal foi inventado para informar"...

É extremamente importante vivermos bem informados por conceituadas e fidedignas fontes de informações.

Asim, nestes termos valorizemos (de alguma forma) os raros veículos de comunicações sérios que ainda temos. Dando-lhes, forças: numa audiência, nas leituras, nos aplausos, num comentário motivador, numa moção honrosa...

Mês passado, com alegria, um bom número de trabalhadores da cultura de Belo Horizonte e região esteve presente aqui (no Centro Cultural Padre Eustáquio) para comemorar o aniversário da rádio "Brasil Raiz."

Neste dia 12 de agosto 2023, —

de igual modo repetimos a presença e o gesto comemorativo, numa alegria dobrada. — Ao "Jornal Brasil Raiz", nos seus 30 anos de atuação e história, a serviço da cultura brasileira.

Fragmentos históricos sobre o jornal...

"Com o objetivo de resgatar o melhor das nossas raízes culturais, foi plantada a semente do "projeto Brasil Raiz", no ano de 1993. Idealizado pelo jornalista Alarico Rezende, o jornal Brasil Raiz, mais precisamente em agosto daquele ano, ganhava vida.[...].

[...] O Brasil Raiz a cada edição, desde 1993, procura contar um pouco da história da música caipira, do samba, enfim das nossas raízes culturais. [...]"

Conforme o visto na sua trajetória de vida não fora simples assim, esse jornal chegar onde chegou... em vitalidade e pujança.

As excessivas "ofertas de conteúdos informacionais, existentes nos meios digitais", por exemplo, é um dos seus desafios, constantes à sobrevivência. — Como não há de ser diferente aos demais jornais impressos com propostas similares.

Por certo, alguns jornais (irmãos de caminhadas e propósitos) já ficaram pelo caminho (encerraram suas atividades). — Mas, o Jornal Brasil Raiz insiste bravamente.

... Segue triunfalmente na resistência às circunstâncias adversas ao desempenho de suas funções... em sua missão de informar, entreter, prestar serviços, divulgar, apoiar as artes nas suas mais diversas vertentes. — No incentivo à leitura, na exaltação da escrita e da cultura em nosso país.

Devo aos livros e aos jornais o gosto que tenho pela leitura. Com o exemplo que papai nos deu de gostar de ler; tanto um como outro . — Com os óculos apoiados na ponta do nariz. Para melhorar seu capital cultural e se manter informado.

Final dos anos 70 e início dos anos 80 fui assinante do "Jornal o Movimento" e me tornei leitor assíduo deste e de outros jornais da época.

Finalizo com os meus parabéns ao Jornal Brasil Raiz, pelo aniversário de três décadas de existência e sucesso.

— Felicitação esta, que estendo-a aos envolvidos neste grandioso projeto Jornalístico iniciado em São Paulo e sequenciado na capital mineira. Por seu idealizador e diretor de redação, jornalista Alarico Rezende.

*Nemilson Vieira de Morais,

Gestor Ambienta/Acadêmico Literário.

(02:08:23)

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 10/08/2023
Reeditado em 12/08/2023
Código do texto: T7858453
Classificação de conteúdo: seguro