MEU PAI E MÃE QUERIDOS

Prólogo

Amanhã, 13 de agosto de 2023, será comemorado o Dia dos Pais! – Sou pai, avô e bisavô. Aproveito o ensejo para perguntar: Serei um dia lembrado por meus filhos, filha, netos e bisnetos depois do meu desencarne? Espero que sim!

Aperfeiçoei o que aprendi, a duras penas, com meus amados Pai/Mãe e faço o possível nas áreas: Socioafetiva e cultural para compartilhar o meu aprendizado.

Não tenho o teor mais elevado das virtudes, não sou supremo; sem defeitos, falhas; eu nunca quis ser o mais elevado grau de exatidão, mas sou compreensivo, grato e humano!

Sei que jamais atingirei o mais alto nível numa escala de valores, mas durante a formação dos caracteres dos meus filhos, filha, netos e bisnetos fui e ainda hoje sou, útil e necessário.

Sobretudo fui responsável, não obstante, às vezes, inflexível, mas sem negligenciar a ternura. – (Nota deste Autor).

ONDE ESTARÃO OS ESPÍRITOS DO MEU PAI E MÃE?

Depois do necessário desencarne, tendo em vista uma merecida evolução espiritual, vocês sumiram... Apareceram apenas umas duas vezes em sonhos fugazes, mais agora não mais me aparecem. Por quê?

Aos olhos da mamãe Júlia e sob a avaliação do meu papai Muniz eu era inteligente, imbatível e forte. Ledo engano. Eu sempre fui um fraco e mesmo assim vocês me sublimavam.

Ninguém mais falou a mim sobre a candura, às vezes inflexível, que foram vocês! Sinto as suas faltas na minha mesa onde hoje como uma comida qualquer, sem luxo, resignado, seguindo os exemplos de pai e mãe de recursos financeiros limitados.

Onde estão vocês? O que fazem longe de mim? Lembro-me dos ensinamentos que me transmitiram. Graças as suas formas duras e sérias, de me educar, eu superei as minhas dificuldades e alguns limites.

Ainda hoje eu me lembro que, contando nos dedos infantis, aprendi as quatro operações de Matemática com o severo e seriíssimo papai Muniz. A distância, mamãe Júlia suavizava a severidade do meu pai quando decidia me castigar.

CONCLUSÃO

Em mim restam a esperança e alegria de que mais cedo ou mais tarde, para minha filha, filhos, netos e bisnetos também serei igual ao meu Pai Muniz... Serei tal qual um raio de luz multicor. Tenho certeza: Em forma de saudade serei lembrado.

No dia consagrado aos Pais... Pais e filhos: Concito que reúnam suas filhas, filhos, netos, bisnetos e demais familiares para celebrarem esse momento tão especial. Ah! O melhor presente para um Pai vivo é o sorriso dos familiares nos momentos de congraçamentos (datas festivas).

Permaneçam todos juntos, em volta de uma mesa, em fraterna harmonia, mas não esqueçam as filmagens, nem as fotografias, pois dia virá em que só a saudade, como ocorre comigo, preencherá seus corações.

Para o Pai e Mãe já desencarnados basta uma prece fervorosa, uma lembrança de suas alegrias e sorrisos ao abraçá-los quando vivos, ouvindo do filho(a) falando respeitoso: "Suas bençãos e bom dia meus pais queridos.".