Diálogo com o soneto: Sem remédio - Florbela Espanca

Aqueles que estão à minha volta

Não conseguem adentrar minh'alma

Sequer enxergam minha revolta

Inda assim,  sempre me pedem calma

E eu finjo que estou escutando

Para que não cogitem ter de berrar

A tristeza é que vai me empurrando

Porque pesa muito meu caminhar

Sinto todos meus poros em agonia

E meus tristes olhos em letargia

Deixa meu pranto quente escapar

Em meu leito me afogo noite e dia

Vivo sempre em mesma melancolia

Com a angústia para atormentar

▪︎♡▪︎♡▪︎♡▪︎♡▪︎

》 Setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Se você sente que não é mais o mesmo, não sente prazer em fazer coisas que antes gostava, sente uma tristeza profunda, tem alterações no sono e na alimentação, um desânimo de tudo, prefere se isolar de todos, acorda sempre cansado e não tem ninguém para desabafar, ou quando o faz, é sempre incompreendido e julgado de forma totalmente equivocada, talvez seja a hora de buscar uma ajuda profissional. Muitas pessoas têm uma visão deturpada quanto às sessões de terapia com psicólogos; acham que é "bobagem " se abrir com um estranho e que isso não leva à nada. Ledo engano. São profissionais altamente capacitados para oferecer a escuta sensível e um direcionamento no âmbito emocional e mental. Não descarte essa possibilidade. Não se isole e nem bloqueie seu caminho, você não está sozinho. Sei que é clichê dizer, sobretudo no mês em que se fala muito sobre o assunto enquanto se tem uma impressão de que nos meses seguintes a " conversa é outra", mas vale lembrar e frisar sempre: " depressão nao é fres(cura)" ... e tem cura; há vida abundante e feliz pós tratamento, existe um jeito de se encantar com a vida nova(mente)... com nova mente, novas posturas, melhor compreensão sobre si mesmo e suas emoções. Eu desejo que você fique bem, que possa se abrir para um recomeço, para escrever uma nova história, onde você é autor da mesma e terá vencido grandes batalhas que a princípio achava não ter solução. Se ame, se cuide, expanda seus horizontes e vença todas as barreiras. Você pode!... é apenas uma fase difícil, vai passar. Você é muito mais forte do que qualquer adversidade que lhe sobrecaia, só não descobriu ainda... mas irá dar a volta por cima. Jesus te ama! Creia nisso!

Fênix Arte
Enviado por Fênix Arte em 04/09/2023
Código do texto: T7877923
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.