Presente de aniversário

O inusitado pedido chegou pelo aplicativo de mensagens e causou surpresa. A amiga de longa data quer ganhar um presente de aniversário. Mas não uma lembrancinha qualquer, daquelas adquiridas em lojas do comércio. Ela espera algo diferente, original, que somente algumas pessoas podem oferecer. Antônia almeja um texto bem elaborado, um breve resumo da história de sua vida. Perfeito! Como negar um favor dessa envergadura a uma pessoa tão especial, que tem o poder mágico de aglutinar pessoas ao seu redor, deixando em seu caminho um legado ético e moral de valor imensurável? Esse desejo em receber afagos através de uma simples obra literária revela a necessidade natural de interação do ser humano com seu semelhante, uma forma de reforçar laços e sentimentos primordiais que norteiam a vida em sociedade.

Discorrer sobre a aniversariante é algo que demanda dose extra de responsabilidade, uma vez que a elaboração deve ser obrigatoriamente conduzida de forma superlativa. Não por falta de assunto obviamente, mas pela dificuldade natural em relacionar os acontecimentos relevantes de sua vida, relatos que certamente ocupariam muitas páginas de alguns volumes de material impresso. E nessa missão de eternizar uma existência é necessário enumerar os incontáveis desafios enfrentados durante sua profícua jornada. Os momentos em que se obrigava a retirar as pedras que teimavam em obstruir seu caminho, por vezes pedregoso e insalubre. As intempéries inesperadas, que a confrontaram com as palavras e os ensinamentos do divino. Os tropeços e recomeços, as vitórias e derrotas, a constatação de que a vida oferece bônus, mas cobra o ônus como contrapartida, muitas vezes com peso superior ao suportado por nossas combalidas forças. As tantas desilusões, desacertos, incertezas, alegrias, tristezas, esperanças, expectativas, sonhos e outros sentimentos análogos, que naturalmente fazem companhia a uma pessoa durante sua passagem transitória por esse plano terreno. Assim está sendo contada a história de uma vencedora. Maratonista da vida por excelência, superou uma grave enfermidade e um trágico acontecimento automobilístico sem perder a fé, sua companheira inseparável nos momentos de dificuldades.

A esposa, mãe, avó e educadora, que tem uma personalidade extrovertida e genuína nasceu no dia sete de Setembro. Habituou-se a comemorar duplamente a data festiva, pela independência da nação e pela gratidão em concluir a cada ano, mais uma etapa no calendário. Aprendeu a viver cada momento com intensidade, sem preocupação com a opinião alheia. Engajou-se no voluntariado e tem a felicidade de levar um pouco de dignidade aos menos privilegiados da vida que esperam em um pequeno, mas significativo gesto, o providencial apoio para seguir em frente. Carrega no peito um coração benevolente e na alma o carinho fraterno por seus semelhantes, ciente de que faz sua parte na construção de uma sociedade mais justa. Essa é Antônia Celeste. Simplesmente uma mulher nota dez! Feliz aniversário Tuca!