DIA DOS AVÓS

Mais um dia a ser comemorado por algum motivo muito especial, como todos os outros que se tem, mas esse é especial em dobro porque o Dia dos Avós, embora o que se diga sempre: é todos os dias; mas tem que ter um dia para serem homenageados honradamente e com toda a gratidão que se possa ter por essas pessoas que são pais em dobro, mães em dobro e tem sentimentos em dobro pois amam seus filhos e os filhos dos seus filhos. Imaginem que amor é esse em dobro, chega ser adocicado demais em dizer que os netos são os filhos com açúcar, não sei de onde saiu essa, porque todos os filhos são com açúcar, a se gente derrete todo, ficamos, digo ficamos porque não tem quem não fique todo derretido, embevecido e com brilho nos olhos ao falarem de seus filhos, pelos netos então é uma melecada total, porque tudo se transforma quando falamos dos nossos netos - tenho 3 netas - não tem nada que alguém possa dizer contra esse amor, sobre essa expressão de carinho que os avós tem pelos seus netos. Os avós chegam a ficar bobos quando os netos estão por perto, se só ao falar deles mesmo longe e já ficarem derretidos e saudosos, a situação no presencial então não tem explicação, é babação extrema e direta. Os avós são as pessoas que os filhos dos nossos filhos tem para se respaldarem, se orientarem, receberem carinho em dobro, receberem atenção em dobro, serem os centros das atenções, não interessa quantos sejam, porque os avós não tem função educativa, embora possa fazer isso, e sim apenas acolhedora e protetora, enquanto cabe aos nossos filhos exercerem essa função, de uma forma ou de outra, sempre sob orientação dos pais, nossa no caso, não necessariamente que isso ocorra, mas nem que seja uma influência nas decisões tomadas muitas vezes são feitas devido a alguma lembrança de como os pais fizeram consigo mesmos - lembro que é assim porque eu fazia isso com os meus filhos. Essas ações baseadas nos pais com certeza devem ser adaptadas pois ninguém é igual, cada uma tem sua personalidade e o tempo, porque os anos vão passando e as coisas também, e nós temos que acompanhar, até mesmo os avós de épocas passadas, nem tão distantes assim, ficavam mais em casa, os homens tornavam-se avôs quando já estavam em casa, com o tempo de trabalho já cumprido e tinham todo o tempo do mundo para mimar seus netos, brincar, fazer coisas que não podiam fazer com seus filhos; as avós tinham mais tempo livre porque as obrigações com as lidas domésticas já não eram tão intensas e numerosas, visto que a quantidade de serviço diminuía à medida que os filhos iam saindo de casa, por trabalharem em outras cidades, ou até tornarem-se independentes e saírem de casa - mais uma grande preocupação para os pais - e assim a vida ia seguindo e os filhos casando até que chegavam com uma surpresa mostrando a barriga crescendo das filhas ou das noras e os avós ficando exultantes de alegria e felicidade porque a família iria crescer e continua o ciclo da hereditariedade. A avó então imediatamente começava a fazer o tal enxoval para o neto ou neta, confeccionando roupas de tricô ou crochê, mais tricô para inflar o peito e colocar no neto ou neta, com as cores neutras, sempre, para não haver surpresas e não colocar cores erradas no bebê. Tudo isso mudou, não existem cores erradas, qualquer cor se coloca seja qual o sexo que for; as vovós não ficam mais tricotando, inclusive as atuais nem sabem o que é isso, preferem ir num comércio e comprarem roupas lindíssimas e darem de presente, sem complexo algum por não serem elas que tenham feito. Os tempos mudam e até a postura dos avós mudou, pois não temos mais aqueles avós disponíveis o tempo todo para cuidarem dos filhos dos seus filhos - eles também tem atividades, algumas vezes trabalho, outras passeios, viagens, encontros, enfim, diversas atividades que são oferecidas especialmente para a tal Terceira Idade, e assim deixando os filhos desguarnecidos dos cuidados dos filhos que ficariam mais tranquilos e. na verdade, mais seguros e confiantes, mas, ao mesmo tempo acabando com o abuso do excesso de amor e paciência dos avós para com seus netos ao os deixarem por longos períodos sob cuidados dos avós, chegando ao ponto de perder o vínculo de pai e mãe e os filhos passando para seus avós o vínculo que deveria ter com os pais, mas que perderam devido ao desleixo de pais que, com a desculpa de terem que se virar, trabalhando e estudando, acabam literalmente abandonando suas funções. Os avós não tem coragem de dizer não e aceitam e ficam felizes, mas estão sendo privados das suas liberdades que tem direito, pois já fizeram a sua parte. Eu não passei por nada disso embora gostaria muito de ter cuidado mais de minhas netas, ter interagido mais com elas, mas os pais estão fazendo suas partes, como é o certo, sabendo que podem contar sempre com os avós em qualquer ocasião e situação. O dia de hoje foi escolhido e determinado por se tratar o dia de Joaquim e Ana os avós de Jesus Cristo, pais de Maria, mãe de Jesus e com certeza eles eram avós babões também, porque não há vó e vô que não seja babão e ficam bobos quando estão com seus netos. Eu fico, admito, e tu, como ficas?