História do Dr. Milton Furquim pelo jornalista Wilson Ferraz

História do Dr. Milton Furquim pelo jornalista Wilson Ferraz

O Exmo. Sr. Dr. Milton Biagioni Furquim é natural de Itapeva, MG, nasceu em 10 de março de 1954.

Como ele sempre diz: “nasci na roça e de seis irmãos, sou o mais velho”. Não renego minha origem de ter nascido na roça, de ter tirado leite, de ter pego no cabo da enxada, de ter pisado descalço no orvalho, porque sequer tinha uma alpargata para calçar, tudo isso ainda como criança.

Meus pais, roceiros, me puseram para estudar na escola da cidade, naquela época não havia escola na zona rural, então tive que morar com minha avó Elisa.

Na condição de aluno, sofreu bulling e discriminação por parte de determinados colegas “engomadinhos e patricinhas”, porém o seu firme propósito fez com que superasse as dificuldades.

Para se manter nos estudos vendeu sorvetes e engraxou sapatos. Ele ainda acrescenta, “a pobreza doía, mas não tanto quanto ser humilhado pelos colegas de escola aquinhoados pela confortável situação financeira de seus pais, ao deparar-me pelas ruas vendendo sorvetes e engraxando sapatos.”

Seus pais, depois de amealharem algum recurso financeiro, adquiriram um bar na cidade de Itapeva/MG, onde ele, com seus 10, 11 anos de idade tinha que ajudar na confecção de sorvetes e no atendimento no balcão, muitas vezes trabalhando até de madrugada.

Viveu a infância na zona rural e teve seus primeiros estudos em Itapeva e Camanducaia, onde se formou professor.

Ainda muito jovem passou a lecionar Matemática em um colégio da cidade de Itapeva, em substituição ao professor titular. Em virtude de seus ingentes esforços e da sua excepcional capacidade de trabalho e de sua dedicação, em pouco tempo conquistou o respeito e a admiração dos seus alunos e da direção da escola, porém ainda tinha que ajudar seu pai no bar, fazendo sorvetes, fritando pastéis e servindo no balcão.

Posteriormente foi convidado a lecionar em um ginásio da cidade de Extrema. Agora lecionando em duas instituições de ensino passou a ter renda para fazer frente no prosseguimento dos estudos, assim prestou vestibular na Faculdade de Matemática e Física de Varginha, curso vago, aos finais de semana. A duras penas conseguiu terminar os cursos de Matemática, Física e Desenho.

Com a sua boa didática, em pouco tempo se tornou referência, fazendo com que seus alunos aprendessem com facilidade. Em virtude de sua estrondosa capacidade de trabalho, pouco tempo após assumia a direção da escola, mas nem por isso deixou de lecionar.

Atuou no magistério por 20 anos, seja como professor de Matemática e Física ou como diretor de escola.

Já com a situação financeira estabilizada, casou e em consequência as responsabilidades aumentaram ainda mais.

Na condição de diretor de escola encabeçou um movimento contra a evasão escolar fazendo com que no município de ...... não ficasse uma criança se quer sem frequentar as aulas, o que rendeu reportagens no Globo Repórter e no Jornal Nacional, além de outros veículos de comunicação.

Em determinado momento, já aos 38 anos de idade, o professor e diretor de escola percebeu que no magistério não teria mais espaço para crescer, embora tivesse sede de expandir nas fronteiras do conhecimento. Foi nestas circunstâncias que resolveu cursar Direito, com o objetivo de ser juiz de Direito.

Depois de bacharelar-se em Direito, inscreveu-se na Ordem dos Advogados do Brasil, atuando num período de dois anos.

Há 23 anos, ingressou na magistratura. Sua primeira comarca, como juiz titular, foi a de Guaranésia, onde permaneceu por volta de nove anos, ocasião em que atuou como juiz colaborador nas varas de Guaxupé. Posteriormente permaneceu por sete anos como juiz titular da Comarca de Monte Sião, onde não contava com assessor.

Ele é um juiz que faz questão de dizer: “os advogados, as partes e o cidadão podem me abordar nas minhas caminhadas, na minha casa e no meu gabinete que estará sempre com as portas escancaradas, onde todos serão atendidos prontamente”.

Sua Eça. assumiu a primeira Vara Cível e a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Guaxupé em 13 de junho de 2013, onde vem realizando um louvável e reconhecido trabalho.

Embora conhecendo a situação caótica que se encontrava a 1ª Vara, com mais de 4 mil processos atrasados e outros 4 mil em tramitação, o Exmo. Sr. Dr. Milton não esmoreceu, assumindo o compromisso da prestação dos serviços judiciários.

Com o seu ritmo forte de trabalho, no primeiro ano de atividades frente à 1ª Vara o Exmo. Sr. Dr. Milton conseguiu despachar 12.099 processos, além de sentenciar mais 1.569, que se encontravam paralisados e ou conclusos, colocando em dia o que parecia impossível.

A forma de atuação de Sua Excelência tem sido muito elogiada por boa parte dos advogados, seja pela divulgação dos dados referentes aos feitos e pela forma de atendimento, sem burocracia, com um atendimento indiscriminado e a qualquer hora e principalmente pelo sforço e pela dedicação em colocar os processos daquela vara em dia.

Até mesmo pelo fato de Sua Excelência já ter sido professor e apesar dos tantos afazeres, quando procurado pelos membros da imprensa sempre disponibiliza as informações de forma didática, e de fácil compreensão para os leigos.

Segundo pesquisas do historiador Wilson Remédio Ferraz, autor do livro “A Comarca de Guaxupé e suas Origens”, publicado pela Caixa de Assistência dos Advogados da Subseção Estadual da OAB/MG, o Exmo. Sr. Dr. Milton é um dos juízes que tem o menor número de sentenças modificadas pelo Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.

Esta é a prova maior da grande capacidade, do alto saber jurídico, da imparcialidade e do verdadeiro compromisso de Sua Excelência na boa aplicação da Justiça, promovendo a paz social e o respeito ao ordenamento jurídico vigente no país.

Dr. Milton Furquim

Toga bem colocada, essa que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais impôs sobre a cabeça do Exmo. Sr. Dr. Milton, um juiz que sabe mantê-la com dignidade e retidão, pois é do seu feitio e de sua vocação fazer justiça a seu tempo.

A magistratura mineira, que é constituída das mais belas afirmações de retidão, de caráter, e de saber jurídico, tem a seu serviço um juiz que sabe dignifica-la, pois o Exmo. Sr. Dr. Milton, além das qualidades que se exige para um magistrado perfeito e íntegro, é um estudioso atento e atualizado das doutrinas jurídicas que as evoluções, social e processualística têm exigido para a boa aplicação do Direito.

Exmo. Sr. Dr. Milton é um homem de trabalho, impoluto no seu caráter e nas suas normas de vida, tudo a seu ver se resume no bem que se alcança pelo esforço que se emprega e pelo sacrifício a que se submete. É por isto uma expressão forte de energia e de valor próprio.

Sua Eça. é por índole um democrata, um paradigma e um exemplo na magistratura. Quem dele se acerca encontra sempre na sua personalidade simples e acolhedora toda a amplitude dos sentimentos bons, todo aquele amor cristão pelo próximo, tal a sua concepção de justiça humana e profunda que tem da vida.

À frente da 1ª Vara Cível da Comarca de Guaxupé há cerca de 6,5 anos, pôde Sua Eça., pelas suas qualidades de homem bom e de magistrado honrado, fazer-se estimado pelos seus jurisdicionados, impondo-se ao apreço e ao respeito de quantos o conhecem.

O Exmo. Sr. Dr. Milton é um juiz que honra a magistratura pela serenidade e retidão e que lhe ilustrou a toga, pelo acerto e saber jurídico.

A missão de julgar é dessas em que os anseios do coração hão de afeiçoar as vestutês do raciocínio e em inteligência de modo que o sentimento de justiça subsista sem deformações, humanizado pela razão do Direito e sem interferências pessoais. O juiz íntegro, aplicando a lei transcende a percepção das coisas materiais para sobrestar naquele plano indefectível em que só as forças morais situam e atuam como roteiro e como refluência das mais vitalizadas normas de justiça. A beleza do Direito se espalma na exatidão da justiça que, sem cavilar, humaniza a Lei. O Exmo. Sr. Dr. Milton é juiz assim, norteia o seu trabalho pelo bem, sendo um exemplo ímpar de honradez e de grandeza de caráter.

Portanto Sua Excelência é uma vida que se põe a serviço da Justiça com dedicação, isenção de ânimo e capacidade de trabalho, que são as determinantes desta bela organização do Poder Judiciário.

Guaxupé, 02/12/19.

Wilson Ferraz

Milton Furquim
Enviado por Milton Furquim em 23/09/2023
Código do texto: T7892552
Classificação de conteúdo: seguro