DIA DAS CRIANÇAS

Como poderia deixar de escrever sobre o dia de hoje? Não tem como ignorar essa data, pois é o dia que se presta homenagens a essas criaturinhas maravilhosas, incríveis, sapecas, criativas chamadas crianças. Dizia Jesus Cristo: VINDE A MIM TODAS AS CRIANÇAS... ELAS HERDARÃO O REINO DOS CÉUS... Imaginem, se Jesus dizia isso , quem somos nós para dizer que crianças não são especiais! Todas as crianças são seres especiais; então, todos nós, já fomos especiais, maravilhosos, incríveis, sapecas e criativos, pois um dia fomos crianças. E continuamos sendo, mas muitas esquecem disso. Cresceram e deixaram a criança que um dia foi, morrer dentro de si. Conforme algumas pessoas me diziam e dizem, eu sou um eterno crianção, e deixo bem claro, que faço questão disso, pois quero continuar mantendo uma característica que toda criança tem, que é a ingenuidade nas verdades que dizem. São tão verdadeiras que chegam a ser cruéis com toda a sua ingenuidade ao dizer que alguém é feio ou feia, que alguém é gordo ou gorda, que alguém é chato ou chata e assim por diante. Dizem coisas sem perceberem, sem sentirem que estão magoando, machucando as pessoas adultas, que esqueceram que um dia foram crianças e se deixam tomar por sentimentos que não deveriam ter.

Infelizmente as pessoas vão crescendo, passando as fases e quando chegam na fase adulta, mudam completamente a forma de entender, de conceber, de pensar e ver a vida, ver as pessoas, ver as coisas. O pior que muitas, e digo que a maioria, das vezes, é uma mudança para pior porque se deixam levar por situações, palavras, momentos e lembranças passadas, até mesmo na infância, enquanto fora criança, fazendo com que se tornem pessoas amargas, tristes, melancólicas e não mais aquela criança pura, ingênua e sem noção, como deve ser, do que está passando.

Não sei, e nem pesquisei para escrever, a origem desse dia, mas deve ser homenagem a algum santo, alguma pessoa que foi muito especial quando criança ao ponto de merecer ter seu dia estabelecido como o dia das crianças, não pelo nome dele, mas por ter sido uma criança especial, assim com todas são, e por isso a homenagem a todos esses pimpolhos, que nesse dia recebem presentes, se divertem, participam de atividades todas e tudo em homenagem a eles. Muitos nem sabem o por que estão recebendo tudo isso, mas nem lhes importam a não ser curtir loucamente e efusivamente cada momento de alegria, de muitas brincadeiras e plena diversão, além de muitas e variadas guloseimas para se empanturrarem - alguns pais até liberam, nesse dia, todo tipo de porcaria, sem regras para alimentação -e se deleitarem.

Ser criança é não se preocupar com nada, é levar a vida vivendo como se nada mais fosse importante a não ser brincar, brincar e brincar. Muitas vezes fui questionado se não levava nada a sério, pois em qualquer situação, mesmo as mais difíceis, eu transformo em algo engraçado, não fazendo piadas - sou péssimo piadista -, falando, citando algo, muitas vezes fora do contexto do instante, mas para mim completamente dentro do tal contexto, causando até estranheza para as pessoas, até mesmo para as que me conhecem. Essa é a minha maneira de fazer com que as coisas sejam amenizadas, porque penso como uma criança, nada importa mais do que simplesmente viver. Os adultos tem essa mania de complicar tudo, dificultar as coisas e torná-las mais distantes, mais impossíveis, quando, na verdade, deveriam ser, pela maturidade que já adquiriram, mais concordatos, mais receptíveis às coisas do mundo, por mais difíceis que sejam, mas resolvendo com aquela simplicidade que uma criança consegue resolver qualquer situação. Porque tudo tem que ser tão difícil ao crescermos, nos tornando adultos? Não precisa ser assim, se não levarmos a vida pensando e agindo como um adulto que deixou de ser criança. tem uma frase que sempre disse e continuo dizendo CRESÇA, MAS JAMAIS DEIXE DE SER CRIANÇA. Eu cresci, vivo uma vida de adulto, com responsabilidades, e com tudo e de toda maneira como um adulto, mas jamais, nunca, vou deixar de ser uma criança em meus pensamentos, nas minhas ideias, na minha alegria de viver e com a leveza e despreocupação como uma criança.

Criança tem que brincar, se divertir, fazer peraltices, fazer artes - no sentido de quebrar e se quebrar, pois Deus as protege - e cabe aos pais cuidar para que danos maiores não aconteçam, mas não impedi-las de fazer algo porque podem se sujar, podem se machucar, podem estragar ou quebrar algo. Cabe aos pais zelar por elas, mas não tirar o direito dessa vivência. Cicatrizes espalhadas pelo corpo fazem parte de uma vida livre, de crianças saudáveis, cheias de energia, ligadas no 220V, que servirão de risadas em rodas de amigos ou conhecidos, e muito assunto para contarem as maravilhosas e incríveis lembranças de um tempo que nunca mais voltará, mas foi curtido com muita vivacidade. Crianças que tem liberdade para brincarem, para extravazarem suas energias e colocarem para fora toda sua imaginação, são adultos com mais facilidade de realização, com mais consciência e vontade de lutar por aquilo que desde a tenra idade já está incutido em sua mente, em seu pensamento, mesmo sem nem saber.

Convoco a todos, a voltarem a serem crianças, mesmo com o corpo não sendo como era, mesmo a idade não sendo propícia - mas é apenas um número -, mesmo as condições financeiras e econômicas não serem adequadas. Não pensem em nada que os impeça a voltarem a agirem a pensarem como crianças e sentirem o sorriso voltando em seus lábios, em seus rostos e os deixando mais felizes a cada dia.