Família

Família

Perguntando em sua sala de aula “o que é família”, o professor de religião ganha alegres e carnavalescos balanços de braço. E aponta para iniciar a ordem para as respostas.

- São os que vivem na mesma casa.

- Isto, isto – completou um outro -, os que são ligados em sangue, ou numa mesma linhagem.

- Pessoas aparentadas, que vivem, em geral, na mesma casa, particularmente o pai, a mãe e os filhos. Pessoas unidas por laços de parentesco, pelo sangue ou por aliança. E também pode ser uma categoria taxonômica compreendida entre a ordem e o gênero. - Terminou um jovem de óculos sentado no início das filas.

- Correto... E errado. – Disse o professor. – Vocês podem me dar todos os exemplos que lerem no dicionário a respeito desta palavra. Mas apenas estarão dando o significado dela, uma simples tradução, como... O que é um sapato? Receio não serem estas as respostas que busco.

- Ao invés de se lembrarem de conceitos – seguiu ele -, sintam o que é realmente importante. O que cria uma família, o que faz uma família permanecer unida. Será que é, realmente, apenas o laço de sangue? Não acham que isso é um mero subterfúgio? Com toda certeza, as gerações de famílias têm um tipo de atração, uma energia que os une. Porém, como essa energia, que se me permitem, chamarei de amor, sobrevive? Como ela cresce?

- Estaria contrariando o que acredito ser verdade, se dissesse que em uma família não há brigas ou discussões. A não ser se tratando dos próprios “Ursinhos Carinhosos”, e creio eu, não existir uma união assim. Seria... Sem medir palavras, chato. Nada que é perfeito e não harmônico (no sentido de equilíbrio) pode possuir uma continuação. Contrariedades devem ser presentes e apresentadas por todos os membros de uma família, para que entre em acordo qualquer tipo de contradição, pois somos diferentes, pensamos e agimos de maneiras distintas.

- Eis o diferencial em um círculo familiar. Todos devem ser um. A força de um, é o sustento do outro, sendo assim, uma família inteira pode se erguer, unida, como se todos os seus nomes fossem guardados por um momento, sobrando apenas aquele que atravessa gerações. Um grito uno de amor, de um mesmo coração, para um só coração.

- Família mora em um local onde você, e só você pode chamar de lar. Um ambiente querido, quente e aconchegante. Família te espera, te cobre, te guarda, torce para seu bem e sucesso. Ela está presente, sempre. Posso chamar de casamento de muitos. Na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, na riqueza e pobreza...

- Como se faz crescer essa força, professor? – Perguntou o jovem de óculos.

- Uma planta pode muito bem crescer sem que você dê a ela a atenção necessária. Mas te digo que sua beleza inteira irá definhar. E você está vendo, lógico, está perto, sabe que basta apenas um pouco de água todo o dia. A escolha é sempre sua. Para amizades, temos ainda que esperar desde o desenvolvimento da pequena sementinha. Em uma família, ela já está plantada e devidamente pronta para lhe receber. Penso que seria um tanto imoral não cuidar do que lhe é dado, não concordam? – Indagou ele com um sorriso.

- Desculpe professor, mas... O quê?

Ele gargalhou.

- Foi uma metáfora. Seu significado é simples. Atenção e provas de carinho e afeto. Assim, o amor entre os membros de uma família nunca acabará. E mesmo que passe muito tempo distante do seu lar, saberá que será sempre recebido de braços abertos.

- Quando esse amor é forte, você saberá. Saberá e conhecerá sua magnitude. Daria sua vida pela de qualquer um que lhe é próximo. Isso é família. Sendo muito mais que uma palavra, um sentimento de união.