Vigésimo Quarto Aniversário da Anelca

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

No último sábado (18:11:23), a Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes (ANELCA), completou seus 24 anos de existência.

Um, Parabéns à aniversariante (dona da festa)...

Neste momento solene, de confraternização, quero parabenizar a Academia Nevense de Letras Ciências e Artes (ANELCA), pelos seus 24 anos de existência!

— Na verdade, esta e outras justas homenagens são direcionadas aos maiorais da entidade (seus fundadores) presidente e vice: prof. Mauro José de Moraes, Dr. Maurílio Laureano da Silva; diretoria e demais companheiros que formaram (e formam) esse sodalício.

... Parceiros, colaboradores deste projeto cultural de grande relevância de Ribeirão das Neves, que o abriga, o acolhe em sua sede. — Desde a sua fundação em 2 de outubro de 1999.

A ANELCA, que nasceu do sentimento humanista dos seus abnegados fundadores e, nesse espírito viveu, cresceu, deu e continua a dar frutos; não deve retroagir do seu sublime intento, missão... Assim o florescimento da educação e da cultura não deixará de ser uma realidade frutífera na história da cidade.

Muitos dos que partiram deixaram ternas lembranças aos que ficaram.

“Homens simples, e bons escritores, memoráveis acadêmicos, passaram por esta casa de letras: Vicente de Paula, Danilo Horta, Adão Ventura, Aquiles Marciano, Silmar Alves, comendador Franklin e muitos outros…” — Prof. Mauro

O pouco tempo de boa convivência que mantive com os colegas acadêmicos valeram mais que o tempo em que vivi na obscuridade, sem a ciência da sua existência.

Muito me honrou tornar-me membro dessa Academia de Letras e ocupar a cadeira n° 03, que tem como Patrono o poeta brasileiro J. G. de Araújo Jorge, a quem sempre o admirei.

Os anos vividos e as conquistas dessa entidade, só foram possíveis, porque os passos na direção de melhores dias foram dados com amor e sacrifício (por idealizadores e membros).

— Por estes e pelas pessoas de bem, amantes da cultura e das artes de dentro e de fora da comunidade local.

Muito ainda poderia ser dito de esplendoroso, sobre a nossa aniversariante, mas não posso alongar mais a minha fala.

Despeço-me com uma imensa alegria em poder contemplar e participar da história e desse aniversário dessa ainda tão jovem academia de letras que, hoje nos orgulha tanto!

Parabéns ANELCA!

— N. Vieira

Através dessa instituição municipalista de letras de Ribeirão das Neves, em irmandade: acadêmicos e convidados otimizam suas produções literárias. Alcançam reconhecimento e até prêmios por seus talentos.

No evento natalício da entidade em questão, nesse ano vigente, pôde ser realizado no amplo, climatizado e aconchegante auditório do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). — Um dos parceiros da Instituição Acadêmica.

A Educação e a Cultura são parentes de primeiro grau que não devem se desgrudar...

Como mestre de cerimônia: André Almeida (servidor Municipal)

Na composição da mesa de trabalhos (dentre os quais), estiveram presentes o presidente da ANELCA, prof. Mauro José de Morais, o servidor do IFMG — prof. Paulo Aparecido Tomaz, professora Maria da Glória Ramos Martins (diretora do Instituto Educacional Florisvaldo Ramos), Isaias Osório Vieira (reverendo da Igreja Presbiteriana do bairro Atalaia...

Foram apresentados seus novos membros (com a posse de acadêmicos): 01 — cadeira 17, Miriam das Dores de Matos (escritora e poetisa); 02 — cadeira 33, José Carlos Serralheiro (escritor e filósofo); 03 — cadeira 37, Alencasio José da Silva (escritor e poeta); 04 — cadeira 38, Maria Quirino de Mello (escritora e contadora de histórias); 05 — cadeira 39, Jesonias Caitano Donato (escritor evangélico); 06 — cadeira 80, Poliene Imaculada Conceição Francisco (escritora e educadora); 07 — cadeira 99, Larissa Nascimento de Paula (cantora e artista plástica).

Homenageados — sócios beneméritos: 01 — Paulo Aparecido Tomaz ( prof. do IFMG); 02 — Pe. Jorge Paulo Ponciano de Farias (pároco católico); 03 — Regina Célia da Silva Porfírio ( psicóloga); 04 — Maria da Glória Ramos Martins (educadora e diretora escolar); 05 — Maximina Nunes Queiroz Ramos (servidora de agência de correios); 06 — Thales Vilela (funcionário do Banco do Brasil); 07 — Jefferson Santos da Silva (gerente do Banco do Brasil, Ag. Ribeirão. das Neves ); 08 — Thalmo Luiz Ferreira da Silva (fotógrafo); 09 — Giselle Moreira (educadora); 10 — Ednéia (educadora e escritora); 11 — Caroline Vilas Boas (educadora). Sócia correspondente: de Governador Valadares — Delma Cordeiro Alves, pseudônimo: DC Bissoli (escritora, autora do livro: "Era Você" — Editora Viseu).

... Aconteceu também o tão esperado lançamento anual dos livros coletivos — coletâneas, Anelca em Prosa e Verso (a XVII edição), produzidos por acadêmicos e convidados.

E como não poderia deixar de ser: houve algumas apresentações musicais: com Vladimir Silva, Larissa Nascimento e outras participações (em falas): com Dr. Maurílio Laureano, professora Poliane, prof. Paulo... e Dr. Cláudio Cassimiro (acadêmico da Academia de Letras da Polícia Militar — João Guimarães Rosa) e Geraldo (Geraldinho do Grupo de teatro Guft).

*Nemilson Vieira de Morais,

Gestor Ambiental, escritor, acadêmico/Anelca e ALB/MG/RMBH.

(20:11:23)

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 20/11/2023
Reeditado em 21/11/2023
Código do texto: T7936086
Classificação de conteúdo: seguro