Aniversário de 10 Anos da ALB/MG/RMBH

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

No último sábado, 25 de novembro de 2023, foi celebrado — em bom estilo o aniversário da Academia de Letras do Brasil, Minas Gerais, Região Metropolitana de Belo Horizonte (ALB/MG/RMBH).

Sua co-irmã acadêmica: a Academia Esmeraldense de Letras e Artes (AELA), na pessoa de seu presidente, escritor Paulo Sergio Teixeira Diniz com toda sua generosidade abriu o coração e franqueou ser o anfitrião dessa festa natalícia.

Assim a celebração do (10°) aniversário da academia em questão, aconteceu na mais plena tranquilidade. Ocorreu no amplo e aconchegante espaço da sede da Associação de Pais de Excepcionais (APAE) — Esmeraldas (MG); à Rua Maria Dorfina, 100, bairro São José.

Atenderam ao chamamento à sessão solene de aniversário, acadêmicos literários da aniversariante e de outras Academias de Letras da Região Metropolitana de Belo Horizonte e até de mais distante: (AELA) de Esmeraldas; (ANELCA) de Ribeirão das Neves; (AVENCLA) de Venda Nova; (ALUZ) de Sta. Luzia e (ADL) de Boa Esperança. Participaram convidados (de fora e da comunidade local). Compareceram autoridades militares, civis e eclesiásticas.

À mesa de honra estava composta por: prof. Mauro José de Morais — presidente; Ângelo Roberto — vice; Paulo Diniz— presidente da (AELA); Dra. Núbia Cristina da Rocha — chefe de gabinete da atual Gestão Pública; Antônio Rocha — Representantes do Sr. Prefeito Municipal de Esmeraldas; Alan Borges — vereador; Dr. Carlos Márcio — Juiz de Direito; Dr. Denilson Victor Machado Teixeira — presidente da Academia de Letras de Boa Esperança (ADL); Dr. Maurílio Laureano — segundo vice-presidente da ANELCA; Adiscilene Lerilda Batista e Silva — escritora e presidente da Academia Lagoa Pratense de Letras; Pe. Ângelo Maria — pároco da Igreja Sta. Quitéria.

Às bênçãos da reunião vieram pela prece de Pe. Ângelo à Deus, e pela presença numerosa dos presentes...

Foram executados o Hino Nacional Brasileiro, o Hino de Esmeraldas e o Hino da Academia Esmeraldense de Letras e Artes (AELA), nas vozes de seus acadêmicos: Paulo Viotti e Selma Petronilla. — Autores do hino.

Pelo texto exposto na pauta, a abertura da solenidade (pelo presidente), não pôde ser em melhores palavras...

"Como já dizia o patrono da (ALB), Carlos Drummond de Andrade: 'preste atenção nos sinais. Não deixe que às loucuras do dia a dia

o deixe cego para a melhor coisa da vida: O AMOR'.

Hoje estamos aqui é por esse amor. Amor ao próximo, às letras e às artes; amor à nossa terra. Tudo isso sinalizado pela presença dos senhores, nesse memorável momento em que essas duas academias se encontram (AELA/ALB), e recebemos tão ilustres acadêmicos, e também nossos nobres convidados. Se Avelar Rodrigues — patrono da (AELA) pudesse aqui estar, provavelmente dialogaria na temática poética Drummondiana: externando seu amor ao Município de Esmeraldas; teorizando os valores de nossa terra, como bem o fez em seus registros históricos". — Mauro José de Morais

Na sua fala o presidente da (AELA) fez algumas ponderações e chamamento aos acadêmicos para um maior engajamento às causas culturais na cidade e externou também a sua alegria nessa sua missão (de protagonizar nobres causas) e gradeceu à multidão de pessoas, presente:

"A Cultura de Esmeraldas está sendo valorizada. Várias pessoas que tinham alguma coisa escrita, mas sem uma oportunidade de publicar; não se fazendo ser interpretado pela literatura, hoje estão colhendo seus frutos. Sinto-me muito honrado também: em receber aqui nossa Academia (ALB/MG/RMBH). Esse encontro, eu acho (posso estar errado) que seja o maior evento cultural que já aconteceu em Esmeraldas; em todos os tempos. Então, na condição de presidente da (AELA) e como anfitrião desse encontro, eu me sinto muito feliz! Agradeço a todos os confrades e confreira da (ALB) e da (AELA), aos quais eu peço que continuem empenhados conosco de levar à nossa academia para frente. Eu só tenho a agradecer. Muito obrigado!" — Paulo Diniz

Houve apresentações artísticas (declamações de textos poéticos por acadêmicos), e canções maravilhosas executadas por um músico de encher os olhos: Dr. Mário Luis Gobbi Serrano, Acadêmico da (ADL) Academia Dorense de Letras de Boa Esperança (ex-presidente dessa instituição) e Acadêmico da (ALB/MG/RMBH).

Se deu a posse dos novos acadêmicos, sócios honorários, beneméritos, correspondentes e outorga de medalhas do patrono da entidade, poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade.

O novos integrantes da instituição cultural, dona da festa, foram...

01 — cadeira número 03 — escritor Kleber Santos: representante de Caeté (MG);

02 — cadeira número 62 — escritora e poetisa Tânia Maria de Sousa Guimarães: representante de Itatiaiuçu (MG);

03 — cadeira número 63 — Maria Aparecida Rios: representante do Distrito de Azurita, Mateus Leme (MG);

04 — cadeira número 64 — escritor e poeta Eronilto Mendes Soares (Trabion): representante de Jacinto, Vale do Jiquitionha (MG);

05 — cadeira número 65 — escritor Dr. Denilson Victor Machado: representante de Boa Esperança (MG);

06 — cadeira número 66 — escritora Denise de Almeida Limeira: representante de Bhte.

07 — cadeira número 68 — escritora Adiscilene Lerilda Batista e Silva: representante de Lagoa da Prata (MG);

08 — cadeira número 69 — escritor Vivaldo do Amaral: representante de Guaranésia (MG).

Os homenageados sócios honorários foram...

01 — Dr. Marcelo Nonato Figueiredo (Prefeito Municipal de Esmeraldas (MG);

02 — Dr. Maurílio Laureano da Silva (segundo vice-presidente da (ANELCA).

... Aconteceu também o tão aguardado lançamento da obra literária-coletiva: em Prosa & Verso, — X Edição. Numa homenagem à Esmeraldas: com a estampa do Casarão Sto. Antônio na capa desse grande trabalho, escrito por muitas mãos. Produzida por escritores da instituição: acadêmicos e convidados.

E homenagens póstumas...

Foi feito um minuto de silêncio pelo falecimento e luto do acadêmico Geraldo França (que amava ser chamado de Patativa de Ribeirão das Neves).

Vários pares, em suas falas, lembraram desse imortal companheiro, que, fisicamente não está mais nesse plano terreno... a escritora e atriz Cislene (viúva), o escritor, prof. José França (irmão), a escritora, professora Maria Mendes, o escritor Nemilson (afilhado), o escritor, cantor, compositor Paulo Siuves... deste fica o registro abaixo sobre o amigo de sempre:

"Celebramos à obra do poeta Geraldo França, que virou estrela nesse início de ano. O banner (com suas fotos) irá para o Museu Geraldo França".

Esse museu citado pelo acadêmico, foi idealizado e instalado por Geraldo França em parceria com outros artistas locais do bairro Atalaia, Ribeirão das Neves (com o poeta ainda em vida), e inaugurado logo após seu passamento.

Merece também um registro a mensagem póstuma feita por Maria Mendes — acadêmica e secretaria geral da (ALB), aos familiares, pelo passamento do colega imortal: escritor, historiador e poeta.

Como não era para ser diferente... no final, teve muitos parabéns para os donos da festa: a (ALB) e o seu presidente, prof. Mauro Morais que, algumas horas mais tarde completaria mais uma primavera.

Restou à gratidão à Deus, às casas de letras, e ao soldalicio destas... pelo bom andamento dos trabalhos!

... E o viva especial aos aniversariantes, e organizadores do evento (anfitrião e outros); um viva também ao público presente (composto por pares, simpatizantes, admiradores...) e aos parceiros das academias. Igualmente, um viva também à Cultura da Região metropolitana da capital mineira e do Estado e do Brasil!!

*Nemilson Vieira de Morais,

Acadêmicos Literário da (ANELCA/ALB/MG/RMBH).

Texto produzido com informações prestadas pela diretoria da ALB: presidente (prof. Mauro de Morais); pela secretária geral da instituição, professora Maria Mendes e do arquivo do autor.

(27:11:23)

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 28/11/2023
Reeditado em 29/11/2023
Código do texto: T7942413
Classificação de conteúdo: seguro