Homenageando os Marinheiros do Brasil.

Era de minha intenção homenagear em tempo hábil, ou seja, a 13 de dezembro, o Dia do Marinheiro, porém, as atividades pessoais não me permitiram.

Assim sendo, transcrevo, a seguir, dados biográficos do personagem, conhecido como o Patrono da Marinha. Seu nome era Joaquim Marques Lisboa, gaúcho, nascido em 1807 e entrou para a Marinha aos 13 anos. Participou das lutas de Independência, combateu a Confederação do Equador ( 1824 ), e em 1826 integrou as forças navais brasileiras na Guerra da Cisplatina. Almirante Tamandaré, conforme distinção por méritos, combateu quase todas as revoltas do período, a saber: A Cabanagem, no Pará (1835); a Sabinada, na Bahia (1837); os Farrapos, no Rio Grande do Sul; a Setembrada, em Pernambuco (1830), e a Revolução Praieira (1848). Joaquim Marques chegou a vice-almirante em 1850, sendo ainda Chefe de esquadra desde 1854. No ano de 1867 foi condecorado como almirante. Devido aos seus relevantes serviços prestados, recebeu o título de Patrono da Marinha. Faleceu aos 90 anos.

Esta singela homenagem se estende, também, a todos os legítimos representantes da Marinha do Brasil, responsáveis pela defesa e soberania dos mares brasileiros.

Fonte: O Brasil através dos selos, volume 3, da Bloch Editores.

Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato (Em memória) em 29/12/2007
Reeditado em 01/01/2008
Código do texto: T796020