IRIS

Ísis era uma das divindades mais importantes da religiosidade egípcia.

Era diretamente associada com os faraós que governavam o Egito.

Seu culto se espalhou por todo o Egito Antigo, mas o principal santuário ficava em Behbeit el-Hagar.

Era esposa de Osíris, e os egípcios acreditavam que ambos foram os responsáveis por importantes ensinamentos para a humanidade.

O culto a ela chegou a influenciar as religiosidades romana e grega e só perdeu força no século VI d.C., com o crescimento do cristianismo.

Íris era a personificação do arco-íris e a mensageira dos deuses. Como o arco-íris para unir a Terra e o céu. Íris é a mensageira dos deuses para os seres humanos; neste contexto ela é frequentemente mencionada na Ilíada, mas jamais na Odisseia, onde Hermes toma o seu lugar.

O casamento de Íris com Zéfiro (Deus do vento) foi entrelaçado com muita paixão. Íris e Hermes eram rivais em tudo, depois de terem se amado por muito tempo e ele a trair com Afrodite. Então Íris e Hermes se separaram e ela foi seduzida por Zéfiro. Embora casada, Íris é considerada uma virgem. A divindade do arco-íris não somente seguia as ordens de Hera, tanto quanto focava em ligar o mundano com o celeste do Monte Olimpo, acabando por não ter tempo para uma relação amorosa.

Referências

Hesíodo, Teogonia, Os deuses marinhos, 265-269

Pseudo-Apolodoro, Biblioteca, 1.2.6

Hesíodo, Teogonia, Os deuses marinhos, 233-239

Hesíodo, Teogonia, Os deuses titãs, 346-370

Pseudo-Apolodoro, Biblioteca, 1.2.2

Hércules

Comédia instrutiva, Duda Teixeira (2007). O Calcanhar de Aquiles 1 ed. Brasil: Cultura. p. TODAS. ISBN 8560171029

Chrysakopoulou, Sylvana (31 de janeiro de 2013). «Wonder and the Beginning of Philosophy in Plato». In: Vasalou, Sophia. Practices of Wonder: Cross-Disciplinary Perspectives (em inglês). [S.l.]: ISD LLC

Demulder, Bram (7 de julho de 2022). Plutarch’s Cosmological Ethics (em inglês). [S.l.]: Leuven University Press

Brisson, Luc (2014). Introdução à Filosofia do Mito. São Paulo: Paulus Editora.

Internet
Enviado por DEIDSONBENDENIS BARBHEYA em 09/01/2024
Código do texto: T7972435
Classificação de conteúdo: seguro