Homenagem ao Médico e Líder Político RAIMUNDO BOI

Raimundo Nonato Pires dos Santos, conhecido carinhosamente como Raimundo Boi, tem sua vida entrelaçada com a história do Tocantins.

Nascido em 1946 em Miracema do Tocantins, ele foi protagonista na transformação de sua terra natal, que era parte de Goiás, e tornou-se o mais jovem e promissor Estado brasileiro.

Desde jovem, Raimundo sonhava em fazer a diferença. Escolheu a medicina como sua primeira forma de contribuir para o bem-estar das pessoas. Entretanto, seu coração batia forte por sonhos maiores e mais ousados.

Assim, a convite do amigo Siqueira Campos, adentrou firmemente no mundo da política, com intuito de servir numa escala ainda maior aos seus conterrâneos.

Em 1988, num dos momentos mais marcantes da história do Brasil, na promulgação da Nova Constituição Federal, o tão esperado Tocantins nasceu, desencadeando gigantesca euforia e comemoração entre os moradores de todas as cidades, vilas e povoados.

Na sequência, Siqueira Campos e Darci Martins Coelho foram eleitos para liderar o Poder Executivo, como governador e vice, respectivamente. Raimundo Boi foi o Deputado Estadual mais votado naquelas eleições e tornou-se o grande nome do Poder Legislativo. Como Presidente da Assembleia Estadual Constituinte, liderou a criação da Constituição do Estado, um feito marcante que ajudou a moldar o futuro do Tocantins.

Teve a honra de participar dos primeiros passos do Tocantins, ajudando a instalar a capital provisória, Miracema, e, posteriormente, a cidade de Palmas.

Sua jornada não parou por aí. Em 1994, foi eleito vice-governador, e em 1998, assumiu o papel de governador. Raimundo Boi trabalhou incansavelmente para pavimentar o caminho do progresso no Tocantins. Sua liderança refletia sua visão para um estado forte e próspero.

Por trás do homem público, há um enredo de cumplicidade e união, uma trajetória compartilhada com sua querida esposa, Warner Macedo Camargo Pires.

Warner, como primeira-dama e vereadora de Palmas, não apenas compartilhou, mas também ampliou o compromisso de Raimundo em cuidar, amparar e levar benefícios à comunidade, em especial aos mais necessitados.

Essa união do casal fez surgir bem mais do que uma linda e próspera família, pois juntos firmaram um propósito maior de servir ao povo do Tocantins, inspirando com seu exemplo de parceria, amor e dedicação.

Essa singela homenagem é dedicada não apenas a Raimundo Boi, mas a toda sua família. Agradecemos por sua imensurável contribuição em prol da coletividade.

Almejamos que essa bela história de Raimundo Boi, Warner, seus filhos e netos continue a ser contada, em vários episódios novos, mas sempre seguindo o mesmo enredo de amor, compromisso e legado para o nosso estimado Tocantins!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Fevereiro de 2024.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior