Prof. JÚNIO BATISTA, Pioneiro da Sabedoria e Defensor da História do Tocantins

Esse texto é uma homenagem especial a um importante personagem que deixou sua terra natal, Serrinha dos Pintos, no Rio Grande do Norte, para se tornar um dos mais venerados professores, escritores e defensores da história e do meio ambiente do Tocantins. Júnio Batista do Nascimento, com sua vida e valiosa obra, tem sido um farol de conhecimento, iluminando os caminhos da educação e da cultura no coração do Brasil.

Desde sua chegada ao nosso querido Tocantins em 1990, ainda jovem, Júnio se apaixonou pela escrita e pelo imenso potencial deste lugar. Dotado de grande inteligência e com uma dedicação sem limites, ele mergulhou de cabeça na missão de participar ativamente do desenvolvimento educacional e cultural da capital, Palmas, e do estado inteiro.

Educador por excelência, Júnio Batista tem sido uma influência transformadora na vida de dezenas de milhares de estudantes, desde o ensino médio até o nível universitário. Sua passagem por instituições renomadas como os colégios Adventista, Albert Einstein, Ulbra, Dom Alano e a Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), entre outros, é uma prova de seu compromisso inabalável com a formação de jovens e adultos.

Como pesquisador, o trabalho de Júnio é um testamento de sua paixão pela geografia, pela história e, sobretudo, pelo Cerrado - esse bioma que ele tanto adora e defende. Seu envolvimento em projetos significativos, como o estudo sobre o córrego Brejo Comprido e o "Diagnóstico Econômico" para o SEBRAE, destacam seu papel crucial como um intelectual ativo e engajado na preservação do nosso ambiente e na valorização das potencialidades locais.

Júnio não é apenas um professor e pesquisador; ele é um escritor incrível, cujas obras são joias da literatura regional, verdadeiros ‘best-sellers’, batendo recordes de tiragens, reedições e vendas. Livros como “Palmas: sua trajetória e conquistas”, “Tocantins: história e geografia – questões de vestibulares e concursos” e “Cerrado: nosso bioma, nossa riqueza” são essenciais para qualquer um que deseje compreender a essência e a beleza do Tocantins.

É realmente impressionante a quantidade de pessoas e lugares que são alcançados e tocados de maneira extraordinária por seus trabalhos e realizações.

Além de sua imensa contribuição acadêmica e literária, Júnio é um homem de família, dedicado à sua esposa Odileia e aos seus filhos Júlio Gabriel e Davi, demonstrando que o amor e o compromisso se estendem além das salas de aula e das páginas dos livros.

É membro da Academia Palmense de Letra (APL), Professor Honoris pela Faculdade Antônio Propício Aguiar Franco (FAPAF) e Cidadão Palmense, título concedido pela Câmara de Vereadores de Palmas, através de Lei Municipal n° 1.472/2007.

Por tudo isso, celebramos Júnio Batista do Nascimento, pioneiro da sabedoria, mestre das letras, e incansável defensor da história dessa terra maravilhosa, que ele adotou para ser o lar de sua bela família.

Seu legado é um tesouro para o Tocantins e um exemplo brilhante de como a paixão pela educação, pela escrita, pela cultura e pelo meio ambiente pode realmente fazer a diferença.

Prof. Júnio Batista do Nascimento, sua história é uma inspiração para todos nós. Que sua jornada continue a ser marcada pelo sucesso, pela inovação constante, pelo protagonismo, pelo talento abundante e, acima de tudo, pelo amor profundo pelo Estado do Tocantins!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Fevereiro de 2024.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior