SOBRE O VEIO ADMINISTRATIVO DO ABÍLIO DINIZ

Crônica/Opinião de cliente

" Quando ali era um lugar de gente feliz"

Era quase final da primeira década do séc XXI, talvez fosse 2008, quando vimos, no derredor do bairro , a inauguração de duas lojas do Pão de Açúcar.

Tudo ali chamava a atenção pelo capricho: o "layout ", as gerências , a qualidade dos produtos, a sempre pronta gentileza dos funcionários, a limpeza do local, a estrutura e conservação das edificações, o COMPLIANCE do S.A.C, enfim , lembro que tive muita vontade de lhe escrever ( ao dono ou ao seu departamento administrativo) sobre meu encantamento com o todo.

O que também me agradava era a produção dos produtos alimentícios mais "Light" que levavam (até hj levam) a marca da empresa.

Certa vez comprei um peixe inteiro, pedi para "desossá-lo" no açougue da loja e ao chegar em casa notei que paguei mais caro pelo quilo líquido do peixe inteiro do que se cobrava pelo quilo do filé do peixe já limpo.

Comuniquei educadamente ao SAC que me ressarciu, numa entrega domiciliar com pedido de desculpas, com a quantidade em dobro do mesmo peixe limpo ali vendido.

Mais um encantamento de cliente do qual nunca esqueci. Nem pediram a prova da compra. Acreditaram na minha palavra...😊

Senti vontade de lhe escrever.

O tempo passou e eu nunca escrevi ao Grupo sobre minha sensação de encantamento daquela época, a de consumidora cliente .

Faço -o agora com uma certa dor no coração...num certo saudosismo humanístico.

Sim, o tempo passou.

E ABSOLUTAMENTE TUDO MUDOU.

Outro grupo assumiu o comando majoritário da empresa, somando-se ao fato que nosso país sofreu sociologicamente na educação, na formação das gerações e, além do maís ,enfrentamos uma Pandemia que desconfigurou o que já vinha se desconfigurando .

Hoje, em algumas das lojas, muitas vezes, sinto pena ao olhar os cenários. Sinto saudades.

A diferença dói porque fala DO TODO.

Falta preparo no R.H.

Dia desses, uma goteira no teto duma das lojas pingava sobre os clientes. Pensei que chovia sobre mim

Conversei com uma funcionária que apenas colocou um balde sob ela.

A goteira continua ali.

O capricho no layout e a limpeza das lojas ,nem de longe, lembram a época áurea da empresa sob comando do Diniz .

Hoje, os preços sempre estão equivocados no sistema dos caixas, mesmo no autoatendimento.

A manutenção das edificações, tão bonitas que são , geralmente está em segundo plano, na maioria das lojas.

Sinto isso também no Litoral.

A gentileza ainda existe, mas é bem mais pontual .

O desperdício de produtos a vencer é chocante.

A qualidade dos perecíveis , às vezes, é preocupante.

Enfim, por que falo disso?

Porque quem fazia A TOTAL DIFERENÇA ao consumidor, de fato, ERA A GESTÃO DO ABÍLIO. GESTÃO, que sem ela NADA TEM SOLUÇÃO.

Nada se solidifica.

Sob sua gestão tudo funcionava perfeitamente . Havia o interesse!

Havia treino de equipe, preocupação com a qualidade do todo.

Sua saída do grupo, a meu respeitoso ver, foi "águas divisórias " históricas na mudança do FOCO DE GESTÃO empresarial, tal é algo que grita aos olhos mais observadores dos clientes. Repercutiu NA MISSÃO DA EMPRESA: Fazer gente feliz.

Abílio Diniz deixou , dentre tantos legados, um grande ensinamento: GESTÃO É CIÊNCIA.

É vocação, demanda por competência na sua melhor semântica.

Administração é CIÊNCIA MÃE, todas as demais dependem dela.

Inclusive o caminhar da nossa vida.

Gestão nunca foi " paraquedismo em gerir".

Isso é válido inclusive na política, onde vira e mexe a coisa desanda porque seria preciso um olhar mais técnico , não um ato político sem repercussão a melhor.

Deixo aqui meus sinceros lamentos pelo falecimento do Abílio.

Por aqui, na poesia do tempo terreno, a felicidade anda assustada pelo lugares que passa...😱

Mas com toda certeza Abílio Diniz já está num lugar de aura feliz.

Que permaneça sob a eterna luz da DIVINA GESTÃO 🙏