Mulheres que fizeram história 2

Entre muitas que dedicaram sua vida pela emancipação e igualdade de gênero, destaco algumas em uma homenagem simbólica ao legado de todas. Momento de erradicarmos o machismo e o patriarcalismo.

LÉLIA ABRAMO

(1911-2004)

Grande personalidade feminina e presença marcante dos meios artísticos brasileiros, Lélia Abramo nasceu na cidade de São Paulo, em 8 de fevereiro de 1911. Sua família teve papel ativo na história do País, tanto na militância política, como na arte. Lélia não fez por menos. Participou criticamente do cenário político de seu tempo e foi uma atriz importante e respeitada em todos os palcos.

Mas, sua atuação mais importante foi no sindicato da classe e na luta por transformações sociais no Brasil. Atuou na luta por direitos trabalhistas e foi, por muitos anos, presidente do Sindicato dos Atores de São Paulo. Por seu engajamento, foi afastada da TV Globo, onde atuava na novela Pai Herói. Com isso, caiu nos ostracismo profissional.

A casa onde morava, no bairro do Ipiranga (São Paulo) foi um reduto de encontros entre escritores, artistas, jornalistas e militantes de esquerda. Participou dos primeiros momentos de fundação da Oposição de Esquerda no Brasil. Foi uma das fundadoras do PT (Partido dos Trabalhadores). Faleceu em 11 de abril de 2004, aos 93 anos de idade.

* Fonte: Biografia de Lélia Abramo para o Museu da Televisão Brasileira.