DO LIVRO DA VIDA

40) UM HOMEM

Um homem não é, jamais, o seu nome, seu sobrenome, os seus títulos universitários, os cargos civis ou públicos que ocupa, os seus bens materiais, as suas joias pessoais, as suas rodas de relações de amizade ou de outras natureza.

Um homem é a história de suas lutas, de suas derrotas e de suas vitórias, é a infinita quantidade de vezes, que sacudiu a poeira e deu a volta por cima.

Um homem é a lembrança das coisas nobres que fez e que são contadas por seus descendentes, por seus subalternos ou por seus superiores, por quem o conheceu e por quem soube de seu proceder.

Um homem é o conjunto de vezes em que renunciou a favores pessoais por entender que, se os aceitasse, estaria denegrindo a sua imagem e manchando a sua personalidade.

Um homem é o conjunto de vezes em que tirou do bolso os últimos reais que tinha e ofereceu para um amigo comprar um pão e poder tomar um café, a noite, com sua mulher e com seus filhos e nunca o cobrou por isto ou exigiu algo em troca.

Um homem é a soma de vezes, nas quais silenciou ante uma ofensa ou uma agressão verbal por não querer, com a sua resposta, ser deselegante e ou nivelar-se às posições tomadas pelo agressor.

Um homem é aquele que foi um bom pai, um bom marido, um bom amigo e um bom cidadão.

Um homem é aquele que com o suor do seu rosto , por ser trabalhador e honesto construí sua vida, sustentou sua familia proveu sua existência, sem nunca sujar as mãos com algo que não fosse seu por justiça e por direito.

Um homem é aquele que nunca roubou nada de ninguém.

Um homem é aquele que foi de tal maneira honrado que, hoje, ao ouvir-se a sua história é impossível não se emocionar.

Um homem é aquele que, quando se fala nele, se faz um silencio em homenagem a sua história, a sua conduta, a sua humildade, a sua bondade, ao seu caráter, a sua honra e ao seu proceder.

É claro, que existem outros tipos de homens, mas, estes, mesmo poderosos, abastados, influentes, com grande seguidores, com títulos acadêmicos não poderão, nunca serem chamados de: Um homem, se os chamássemos assim, estaríamos traindo a história e honra dos verdadeiros Homens.

ERNER MACHADO
Enviado por ERNER MACHADO em 10/03/2024
Código do texto: T8016528
Classificação de conteúdo: seguro