ODIR ROCHA, Saudoso Médico e Líder Político Tocantinense

Manoel Odir de Araújo Rocha, nascido em 1941 em Araguari, Minas Gerais, deixou sua linda e hospitaleira terra natal para construir uma bem-sucedida carreira no Estado de Tocantins, onde se tornou conhecido não só como um médico pioneiro admirado, mas também como um importante líder político. Sua vida, confunde-se com a própria história tocantinense, revelando um homem de grandes qualidades, cujo legado é marcado por profunda humanidade, dedicação e liderança.

Odir Rocha deixou suas tranquilas raízes mineiras para se aventurar no “Norte de Goiás”, um local distante e com reduzida infraestrutura socioeconômica.

Em 1971, com visão e determinação, fundou o Hospital e Maternidade Santa Rosa em Colinas de Goiás, cidade situada às margens da Rodovia Belém-Brasília, com poucos anos de emancipação política, mas em franca expansão. Mais de 1.350km separam Araguari de Colinas de Goiás; uma mudança bastante ousada, à época, e até para os dias atuais.

Naquele tempo, Colinas de Goiás vivia uma verdadeira revolução social e ideológica, pois foi lá que José Wilson Siqueira Campos elegeu-se Deputado Federal, tendo como principal lema a emancipação de Goiás.

Manoel Odir Rocha, já naqueles primeiros momentos, além de dedicar à sua paixão pelo cuidado e bem-estar das pessoas, envolveu-se ativamente nessa luta emancipatória.

Muito inteligente, carismático e atencioso, logo tornou-se bastante popular entre os colinenses e moradores circunvizinhos. Não demorou muito para que ingressasse na política, tornando-se Prefeito de Colinas, firmando-se com um dos melhores administradores que a cidade teve em toda sua história.

Em 1987, Odir Rocha contribuiu decisivamente no grande movimento organizado pelo Comitê Pró-Criação do Tocantins, presidido pelo advogado Darci Martins Coelho e que congregava uma gama de empresários, políticos e lideranças nortistas, para articular junto à Assembleia Nacional Constituinte. A coleta de mais de 70 mil assinaturas embasou a Emenda Constitucional que, em 05 de outubro de 1988, criou o tão sonhado Estado do Tocantins!

Siqueira Campos e Darci Coelho foram eleitos governador e vice, respectivamente, dando sequência na implantação e estruturação do novo Estado, em janeiro de 1989, e na sequência, a criação de Palmas.

Em 1993, Eduardo Siqueira Campos tornou-se o primeiro prefeito de Palmas e convidou Odir Rocha para o cargo de Secretário de Ação Social e Habitação, trazendo toda sua experiência para enriquecer a administração palmense.

Seu trabalho extraordinário pavimentou o passo seguinte. Em 1997, Odir Rocha assumiu para governar Palmas, repetindo o mesmo modelo de gestão exitosa mostrado em Colinas, tornando-se referência por suas valiosas contribuições para o crescimento e desenvolvimento da nova capital. Posteriormente, atuou como Secretário Municipal da Cultura.

Além de sua atuação política e médica, Odir Rocha é reconhecido por sua contribuição à cultura e literatura tocantinense, tendo sido eleito membro da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Palmense de Letras. Suas obras, incluindo poesias e contos, revelam seu lado humano e sua sensibilidade artística, enriquecendo o patrimônio cultural do estado.

Odir Rocha, mesmo envolvido em tantas tarefas e compromissos, sempre foi um homem dedicado aos amigos e devotado à família. Casado com Dirce Noda Rocha, com quem teve três filhas e netos, ele partiu aos 81 anos, deixando boas referências e valores que engradecem ainda mais sua bela biografia.

Odir Rocha é um exemplo de como a paixão pela medicina e a vocação para o serviço público podem se combinar para criar um legado de transformação e cuidado. Sua vida, marcada por amizades profundas com líderes como Siqueira Campos, Raimundo Boi, Darci Coelho e Eduardo Siqueira, entres outros, ilustra a importância das relações humanas no desenvolvimento político e social de uma comunidade.

Manoel Odir de Araújo Rocha permanece com um personagem inspirador, cuja jornada de vida continua a influenciar e motivar o povo tocantinense. Hoje, prestamos essa singela homenagem póstuma a esse médico generoso, poeta e escritor talentoso, intelectual brilhante e grande líder político, cuja memória permanece viva no coração do povo tocantinense!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Março de 2024.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior