MÁRIO RIBEIRO MARTINS, o Maior Biobibliógrafo do Brasil

Advogado, filósofo, sociólogo, mestre em Teologia, educador, jurista, escritor, cronista, poeta, pensador, articulador cultural, ecologista, pesquisador, palestrante, historiador, biógrafo, memorialista e dicionarista, Mário Ribeiro Martins (1943-2016) é reconhecido como o maior biobibliógrafo do Brasil. Deixou um legado inestimável para o Tocantins e para o Brasil.

Nascido em 07 de agosto de 1943, na cidade de Ipupiara, na Chapada Diamantina, Bahia, Mário Martins construiu uma trajetória brilhante que abrangeu diversas áreas do conhecimento e deixou uma marca profunda na literatura e na cultura brasileira.

Aos 18 anos, mudou-se para Recife, Pernambuco, onde, além de dar sequência nos estudos, começou a escrever em jornais locais.

Em 1975, aos 22 anos, transferiu-se para Goiás, consolidando uma carreira notável no campo jurídico. Em terras goianas, Mário Martins continuou sua produção literária e se destacou como um dos mais influentes intelectuais de sua época. Publicou centenas de artigos, ensaios e crônicas em jornais, revistas, coletâneas, sites e blogs de todo o Brasil.

Graduou-se em Direito, Ciências Sociais e Filosofia, Bacharelado e Mestrado em Teologia, com especializações em Sociologia e Educação, realizadas no Instituto de Cultura Hispânica de Madrid, e em Administração Pública, na Escuela Nacional de Alcalá de Henares, na Espanha.

Produziu uma vasta obra literária, incluindo mais de 20 publicações entre dicionários, obras históricas, biografias, ensaios e pesquisas.

Marcou presença em inúmeras academias e instituições culturais, incluindo a Academia Goiana de Letras, Academia Tocantinense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, Associação Goiana de Imprensa, União Brasileira de Escritores de Goiás, Academia de Letras do Estado do Rio de Janeiro, Academia Evangélica de Letras do Brasil e Academia Pernambucana de Letras e Artes.

Fundador e presidente da Academia Anapolina de Filosofia, Ciências e Letras e presidente da Federação das Instituições Culturais de Anápolis, ele também era membro correspondente de diversas academias no Brasil e no exterior, tais como: o Club des Intellectuels Français, a International Academy of Letters of England e a International Writers and Artists Association of United States.

Em 1998, estabeleceu-se em Palmas, tornando-se um ativo membro da Academia Palmense de Letras (APL) e da Academia Tocantinense de Letras (ATL), influenciando profundamente a classe literária e artística local. Ele era um incentivador apaixonado pela leitura, aprendizado e busca constante do saber.

Mário Ribeiro Martins, juntamente com Otávio Barros (in memoriam), Flávio Clark e Júnio Batista do Nascimento, forma o quarteto de pesquisadores mais importantes nas áreas de história regional, memória, genealogia e biografia do Estado do Tocantins.

Mário Ribeiro Martins faleceu em 18 de março de 2016, aos 72 anos, deixando um legado de obras, realizações e inspiração. Sua ausência criou uma lacuna enorme no segmento literário, mas seu espírito generoso, sua fé inabalável e seu amor pela família e pelos valores cristãos continuam a inspirar todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.

Mário Ribeiro Martins, um imortal, que estará sempre presente nas lembranças e corações. Sua bela biografia é fonte imensurável de inspiração e motivação para contribuirmos com a sociedade e buscarmos nossos sonhos!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Maio de 2024.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior