ROBERTO JORGE SAHIUM, Baluarte do Agro Tocantinense

Roberto Jorge Sahium é um dos maiores nomes do agronegócio no Tocantins, com cerca de 50 anos de atuação dedicados ao crescimento, inovação e sustentabilidade do setor. Sua trajetória como engenheiro agrônomo, extensionista rural, gestor público, agropecuarista, piscicultor, líder classista, pesquisador, professor, escritor e palestrante o torna um profissional incontestável no campo do agro.

Nascido, educado e iniciado profissionalmente em Goiás, foi no mais novo ente da Federação - o Tocantins, que Roberto Sahium deslanchou sua carreira na década de 1980, antes mesmo da emancipação do “Norte Goiano”. Com vasta experiência, ele atuou como extensionista e foi pioneiro em projetos essenciais, como a construção de diques de proteção contra enchentes e canais de drenagem e irrigação.

Na década de 1990, Roberto Sahium assumiu o posto de Diretor de Engenharia Rural no Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (RURALTINS), onde liderou o pioneiro Sistema de Irrigação e Drenagem do Estado.

Sua liderança e visão inovadora o levaram a ocupar a Presidência do Instituto e, em 2004, foi nomeado Secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAGRO). Em 2013, continuou sua trajetória no setor público ao assumir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDER), de Palmas.

Desde sua infância, Roberto Sahium é apaixonado pela natureza e pescaria, o que se refletiu em sua atuação profissional como um grande entusiasta da piscicultura. Ele conduziu a implantação de inúmeros projetos voltados para a recria de alevinos nativos e a produção de peixes em parques aquícolas e tanque-rede, gerando emprego e renda para a comunidade rural do Tocantins.

Coordenou a regularização ambiental de 32 projetos de piscicultura de pequeno porte no município de Almas (TO). Idealizou e implantou o projeto Tamborá, um dos maiores criatórios de peixes do Brasil na época, também localizado em Almas, que ocupava uma área de 568 hectares. Esses são apenas dois exemplos de uma infinidade de ações e programas exitosos que tiveram a digital de Sahium.

Como gestor público, ele teve participação crucial na construção de leis e políticas públicas que incentivam a agricultura familiar e de grande escala. Sua contribuição na formatação de políticas públicas de apoio e incentivo à agricultura, pecuária e abastecimento é inestimável, além de atuar na consolidação da legislação estadual em defesa do agronegócio e do meio ambiente do Tocantins.

Roberto Sahium destaca-se como escritor e disseminador de informações sobre o agronegócio e a vida no campo. Escreveu mais de 100 artigos sobre “frutas do Cerrado” e “peixes da Bacia Araguaia-Tocantins”, todos publicados em "O Jornal". Além disso, produziu 42 artigos e crônicas que criticam a falta de assistência técnica para pequenos produtores, defendem o meio ambiente, e apresentam relatos sobre o cotidiano de Palmas. Seus textos retratam de maneira leve e envolvendo uma visão crítica e nostálgica da vida rural, solidificando sua importância no debate sobre o agronegócio no Tocantins.

Ao longo de sua ilustre carreira, Roberto Sahium recebeu diversos prêmios, condecorações e honrarias que reconhecem sua contribuição inestimável ao agronegócio e à sociedade. Foi agraciado com o título de sócio titular do Clube de Engenharia do Tocantins e recebeu uma menção honrosa pelo destaque na área de Agronomia. Recebeu o título de reconhecimento público de Brejinho de Nazaré (TO), e honrado com os títulos de Cidadão de Palmas (TO) e Cidadão de Tocantínia (TO). Entre outras distinções, Roberto é Grão-Mestre da Ordem do Mérito Tocantins no Grau Comendador e Grão-Mestre da Ordem do Mérito Dr. Francisco Ayres da Silva, em Porto Nacional (TO).

Com aproximadamente 50 anos de trajetória profissional, Roberto Sahium continua a colocar seu vasto conhecimento científico e sua gigantesca expertise a serviço do desenvolvimento da sociedade.

Roberto Sahium tem uma afinidade natural com o meio rural; seu DNA é formado pelo agro, produção, cultivo, fruticultura, pecuária, piscicultura, pesca esportiva, ecologia e desenvolvimento sustentável – temas que são parte de sua alma e coração.

Membro da Academia Tocantinense do Agronegócio e da Academia de Letras da Assistência Técnica e Extensão Brasileira, Roberto Sahium é, sem dúvidas, o maior nome de profissional nesse segmento, que é a força motriz da economia do Tocantins.

Por todo estado há uma imensidão de produtores rurais, empresários, líderes comunitários, amigos, companheiros, admiradores e seguidores desse nobre engenheiro agrônomo.

Roberto Jorge Sahium, um verdadeiro baluarte do agro tocantinense, continuará a ser lembrado e reconhecido por sua sabedoria, inovação e incansável dedicação ao desenvolvimento rural e à sustentabilidade.

Sua bela biografia é uma verdadeira fonte refrescante e cristalina, que jorra admiração e inspiração para todos que compartilham a paixão pelo agro e trabalham incansavelmente pela construção de um futuro melhor para o nosso querido Tocantins!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Maio de 2024.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior