Homenagem a João Amigo - contador de histórias - querido de Caraguatatuba, SP.

História exemplar – a morte chega...

Sr. João – de Caraguatatuba, SP, 20/05/2024.

Patrão e funcionário ficaram amigos na fazenda pra lá do Mato Verde.

Foram anos de trabalhos. E ambos se afeiçoaram como irmãos. A diferença estava em que um era apegado ao mundo e outro a Deus.

O tempo passou. O Funcionário queria que o patrão conhecesse mais sobre Deus e fosse à Igreja. E nada de conseguir.

Aconteceu certa noite que teve revelação: um homem rico morreria.

E o funcionário procurou seu amigo Patrão. Conversou sobre a revelação, pois queria que tomasse conhecimento do fato. O funcionário não queria perder o padrã"o e nem o emprego.

E o Patrão nada. Então, chamou os funcionários e a mulher. Incumbiu a cada um sua nova missão na fazenda. E foi dormir preocupado. Passou uma hora, não morreu o padrão. Chegou de manhã, não morreu o padrão.

E ao sair da fazenda, recebeu o recado de um dos funcionários, que seu amigo acabava de falecer.

Moral: a morte do Justo pode vir primeiro. Somos ricos da graça de Deus quando procuramos Deus de coração. Deus dá chances para que todos o encontrei: cada um tem seu tempo. “ Não sabeis o dia e a hora, que o Senhor virá...”

_________________________

A segunda parte do conto ou continuação foi registrada em 25/05/2025. Sr. João me contou tudo em frente à suas casa. Parabéns ao contador de história. Continue assim, a sorrir e a contar suas histórias, casos e despertar sabedoria de gotas em gotas ... Prazer conhecer a você, meu amigo.

Continuação: A surpresa do exemplo

O Patrão tocado pelo bom exemplo do funcionário religioso, resolveu visitar a igreja.

Alguns dias depois começou a ler a Bìblia. Ficou emocionado pelas imagens que lembrava do seu amigo funcionário que havia falecido alguns dias antes.

O impacto da morte do amigo fez rever a sua vida e qual a riqueza que cultiva na alma.

E viu na Bíblia:

" - Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? (Marcos 8, 36)

E em outra passagem bíblia, meditou:

" - 26 Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?

27 Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.

28 Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino. " Mateus 17, 26-28)

João 14:2-3: “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”

Aos poucos, o patrão conheceu novo Patrão Celestial, Deus Pai e sua divina providência. A Divina Vontade é o centro da vida de Jesus. Assim, o Patão dialogava com o patrão através da Bíblia, fonte da sabedoria divina para todos que têm sede de Deus e da sua Palavra.

E, ainda, refletiu e fez orações ao ler cuidadosamente:

A Bíblia diz em João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Filipenses 3:20-21: “Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas.”

1 Tessalonicenses 4:13: “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança.”

E a Bíblia diz em João 11:11-14: “E, tendo assim falado, acrescentou: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, ficará bom. Mas Jesus falara da sua morte; eles, porém, entenderam que falava do repouso do sono. Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu.”

Segundo Daniel, onde dormem os mortos? A Bíblia diz em Daniel 12:2: “E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.”

E aos poucos, a fé se reascendeu das cinzas. E o grão de mostarda brotou do solo ressequido, agora a chuva da Misericórdia de Deus fecundou o coração renovado no amor... na esperança.

E também, outros funcionários também seguiram o exemplo do patrão, com a liberdade de opções e sem ameaças. Cada um tem sua estrada interior... A fé é uma descoberta livre de amor e não uma imposição cultural.

A Bíblia diz em Oséias 13:14: “Eu os remirei do poder do Seol ou Xeol, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó Seo (Xeol)l, a tua destruição? A compaixão está escondida de meus olhos.”

Quando a morte veio ao patrão, este foi encontrado sorrindo no hospital, segundo a esposa. Esta chorava de emoção e já saudade, mas na certeza de que os amigos estavam juntos o patrão e o amigo funcionário. Sim, brevemente, a esposa estaria lá com eles. Fique na fé, fique na paz, fique com Deus. Amém.

Divulguem os contos de Sr. João de Caraguatatuba e de Jaguariúna, SP.

25/05/2024.

_______

Textos bíblicos estão em: Para onde vamos depois da morte?

https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/pra-onde-vamos-depois-da-morte/

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 20/05/2024
Reeditado em 25/05/2024
Código do texto: T8067496
Classificação de conteúdo: seguro