Ao meu Querido Pai

Não sei como começar, é muita emoção, é dificil falar de você, sem sentir minhas lágrimas nos olhos correr... mas eu sei o que um pai sente por um filho, pois tambem- o sou... mas neste momento quero falar de você. Lembro de cada ação que fez para fazer com que eu fosse melhor, mesmo assim eu achava que estava sendo rígido demais, hoje sei que tudo o que fêz tinha uma intenção nobre que era fazer de mim um homem de verdade, lembro quando quiz fumar e você me deu um grande castigo, lembra qual foi? eu lembro e te agradesço por ter impedido que eu me tornasse um viciado em cigarros. e sabe hoje eu tenho alergia de cigarros e se tivesse aprendido a fumar já estaria com problemas muito mais grave, talvês até um Cancer? graças a Deus você foi decissivo não deixando que eu me enveredasse pelo caminho sem volta do vicio.

Você pai, é para mim, um exemplo de vida, onde me mostra com clareza o caminho certo que muitas vezes é dificil e tambem me mostra o caminho erado, que na maioria das vezes não te exige nada, em compensação te cobra caro no futuro por cada passo mal planejado.

Você pai é uma estrela que ilumina meus passos e me dá força para seguir adiante mesmo sabendo que a jornada é pesada, e é por isso que me sinto um grande vencedor, porque sei das dificuldades mas enfrento elas com dignidade, isso api, porque você me ensinou.

E assim que me sinto pai, hoje ao saber que você tem mais de sessenta anos e sua lucidez me deixa orgulhoso de saber que as poucas conquistas que tivemos foram momentos vitoriosos e de muita dignidade, isso pai porque você é digno de suas conquistas, ainda mais pai, você nos ensinou a sermos irmãos, somos cinco e todos nós estamos juntos, mesmo as vezes estando longe um do outro.

pai, voc~e me ensinou que o alicerce na vida do ser humano é a familia, hoje eu tenho certeza que suas belas e sábias palavras eram mais que corretas, pai, lembro ainda quando era muito pequeno, que de vez em quando sentavamos todos em nossa area, e você nos mostrava os passaros cantando e dizia "Os passaros eles não tem nada a não ser a sua propria vida mesmo assim eles vivem cantando e levando felicidade aos outros seres da floresta", em seguida pai, você fazia o sinal de silêncio para nós e pedia para que prestassemos atenção na linda melodia entoada pela propria paisagem, inclusive os passaros, sabia pai que hoje quando estou muito cansado ou com a cabeça quente acabo fazendo esse exercicio e dá certo logo estou cheio de vida novamente. Pai eu agradesço a Deus por ter me dado a graça de ter você como pai e agradesço ainda mais por ter e dado a oportunidade de você estar vivo para que eu possa te dizer o quanto você é importante para mim, pois muitos filhos não puderam agradescer seus pais enquanto eles fizeram sua passagem aqui pela terra. por isso pai, é que neste momento quero te agradescer pois te amo muito.

RIBEIRO, J. Carlos - Janeiro, 2008