CECÍLIA ( in memorian)

Cecília

In memorian

A velha senhora nem se despediu.

Apenas um pequeno sobressalto e se foi. Deixou nos braços da neta, somente o corpo delicado cheirando a água de rosas, perfume que ficou também no macio travesseiro e na lembrança.

Sua trajetória fora longa e produtiva. Nascera em berço de ouro, casara-se e tivera seus filhos. Muito cedo enviuvara. Corajosamente manteve a unidade familiar.

Comandava o clã, com doçura e integridade, privilegiando cada um como se fosse único. Mudou de endereço, mudou de cidade sem jamais mudar a identidade. Os netos, como se filhos fossem, aprenderam a doce lição do amor incondicional e a veneravam.

Pródiga em vitalidade e imenso instinto maternal, foi ficando para receber os bisnetos, impregnando-os do mesmo imenso e autentico amor.

Os anos foram enfraquecendo-lhe o corpo, contudo sem jamais lhe abalarem a tempera de Matriarca.

Conservou até a partida, o mesmo brilho intenso no olhar, a mesma candura interiorana, a mesma generosidade despretensiosa.

Jamais gostou de despedidas. Para ela, sempre era chegada, nunca partida.

E assim se foi, como se estivesse chegando. Sem alarde, sem despedidas.

Deixou um legado de amor, de doçura e muita, muita saudade...

Dedicado á Cecília Alves da Silva, mulher de fibra, mãe amantíssima,

Simplesmente inesquecível...