Pablo Picasso. O artista mais importante do século XX.

O mundialmente conhecido pintor e escultor espanhol Pablo Picasso, nascido em 1881, fundou o cubismo e continua sendo o grande representante do post-impressionismo. Residiu durante longo tempo na França. Iniciou sua bela carreira de artista pintando principalmente assuntos urbanos e a vida circense, conforme preceituava os moldes do realismo. Somente entre 1906 e 1918, após muita experiência, alcançou a forma cubista. Picasso é famoso também como gravador e ilustrador de livros. Os originais de seus quadros a óleo, desenhos e esculturas, encontram-se em exposição nos diversos museus da Europa e dos Estados Unidos. Faleceu no ano de 1975.

Na exposição realizada, de setembro de 2006 a janeiro de 2007, denominada “Picasso Xrays” no Museu Picasso, em Paris, o criador da famosa escultura "Guernica”, mostrou-se imortal, fato comprovado pela visitação de milhares de admiradores, de diferentes países, que lá compareceram prestigiando o evento, bem como revivendo os momentos de glória daquele que nos revelou a nobreza da arte impressionista.

Esta simples, mas sincera homenagem que acabo de prestar a esse artista de renome internacional, não tem outra razão senão a de reconhecer o seu grande legado cultural deixado e valorizado em todo o mundo.

Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato (Em memória) em 17/02/2008
Reeditado em 12/11/2008
Código do texto: T863485