Ser Mineiro

Temos perto de nossa casa o E.C. de Malhas Dom Néri, onde existem canchas de malha e campos de bochas, e onde participei de várias diretorias. Esse ambiente sempre foi um local muito bom, onde todas as tarde, muitos associados do Clube se reúnem, todos amigos, e passamos horas muito agradáveis. Devo dizer que aos sábados e aos domingos o Clube esta aberto o dia todo (desde de manhã até a noite).

Em determinada época passaram a freqüentar o Clube, o que só veio a enriquecer a nossa sociedade, uma turma de amigos do bairro Campos Elíseos e entre eles o Senhor Acácio Borges que era mineiro e muito brincalhão. E brincando, sempre enaltecia as coisas de Minas Gerais.

Nós jogávamos com eles, truco, um jogo que pode ser jogado em duplas ou em trios. Como o senhor Acácio enxergava muito pouco, e esse jogo de baralho necessita de muitos sinais sem que os adversários percebam, então o pessoal do Campos Elíseos jogando com ele tinha um código secreto na conversa, e assim todos se divertiam com o maior respeito.

Como o senhor Acácio tinha alguma semelhança com o Padre José (pároco da Igreja de Santa Tereza D Ávila), ele era chamado de padre ou véião, coisa que sempre aceitou com bom humor.

E o senhor Acácio sempre dizia que mineiro era duro como o aço, e a todos os seus amigos ele chamava de “meu chegado mais chegado”.

Um dia ele partiu e com certeza, pelo seu grande coração, deve estar junto a Deus, e deixou em todos nós uma grande saudade.

Fiz estes versos como simples homenagem a ele:

Ser Mineiro

Ser mineiro é ser brasileiro

Da melhor raça que existe.

Ser mineiro é ser violeiro

Ser peão e bom truqueiro.

Pois nunca vi mineiro triste

Ele é feito de aço tão puro

Que não quebra, só enverga.

O mineiro que menos enxerga

Conserta relógio no escuro.

Mineiro é bom e reservado

É amigo de verdade

Esparramando bondade

No lugar que tem passado.

Mineiro das alterosas

Tem cantado em verso e prosa

O valor do seu Estado.

Ter um amigo mineiro

É certeza de ter companheiro

Tanto na alegria ou na dor

Da tudo o que é seu

Isso sempre aconteceu

Para lhe prestar um favor

Escrevendo a gente aprende

E sei que você entende

Pois estes versos sem prefácio

São para um amigo verdadeiro

Muito humano e bom mineiro

Meu chegado Seu Acácio.

6 de janeiro de 1998

Laércio
Enviado por Laércio em 25/02/2008
Código do texto: T875009