MULHER 2008, CELEBRE!

* Nadir Silveira Dias

Habitualmente para celebrar usamos o champanha, aportuguesamento do francês champagne, que é o vinho espumante produzido em Champagne, França, ou o espumante nacional, entre tantas e tantas marcas premiadas aqui e no exterior.

No entanto, não é apenas com o espumante que se pode brindar. Aliás, brinda-se com qualquer líquido de bom aroma, limpidez e claridade, ou até mesmo sem ele.

Chamo a atenção para um vinho muito especial e com a vantagem de apresentar menos gás e menos álcool do que e o tradicional espumante, independentemente do processo ou da cepa das uvas.

Refiro-me ao veranil vinho frisante, com poucos e excelentes produtos brasileiros, estando o que mais aprecio sob controle francês, aqui mesmo no Rio Grande do Sul, na Região da Campanha Gaúcha.

Agora, no entanto, cuido de um outro, que conheço há dois anos e está na velha, na distante e muito próxima Itália, através da mais que centenária miscigenação dessa etnia especialmente aqui no Cone Sul.

De uvas Lambrusco bianco, produzido pela Casa Vinícola Abbazia diSan Gaudenzio SRL, Via Abbazia, 6, um aromático vino frizzante meio-seco, com autêntico sabor de Santo Stefano Belbo. Província de Cunneo (CN), Região de Piemonte, Zona Norte Ocidental, Itália.

Aproveite!

16.02.2008

MULHER 2008, CELEBRE!

* Escritor e Poeta – nadirsdias@yahoo.com.br

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 08/03/2008
Código do texto: T891868
Classificação de conteúdo: seguro