A CHAVE DA PAIXÃO ( Homenagem às mulheres)

Resolvi escrever um artigo falando sobre a mulher, em especial sobre uma que conheço muito bem (ou não?). Ela anda comigo 24 horas ao dia, isso já dura 46 anos.

Ontem, no local que trabalho e “praticamente resido” 40 horas semanais, foi preparada uma festa em homenagem às mulheres. (nós mesmas organizamos). Os homens foram unânimes em ajudar, financeiramente, é claro, mas antes disseram: - Quanto é essa cooperação? - Tudo isso? - Vão comprar um trem ou um avião? - Nós vamos poder comer também? 1,2,3...até 10, mentalizo... Paciência, meu Deus, senão, arranco pescoços, e isso não é bom para a minha pele tão macia... Engolimos à seco e sorrindo, continuamos a implorar a tal ajuda financeira, era com o dinheiro deles que íamos ter a nossa festa, e eles, fariam as homenagens impostas...(lembrando, dou risadas sozinha).

Como em toda regra há boas exceções. Um colega, HOMEM, foi nos fotografar como o maior prazer. fez isso durante a semana que antecedeu a homenagem. Pacientemente, de sala em sala, nos jardins, fazia duas fotos para selecionar a melhor.

Enfim, chegou a sexta feira, véspera do dia internacional da mulher. A programação, com slides e data show, orador, música ambiente estava pronta.

A festa começou, com vários momentos, a mesa enorme, em destaque, estava adornada com cerca de oitenta mulheres, todas muito bem vestidas, já sem uniformes, maquiladas, enfim, prontas para esse momento especial. Ao fundo ouço alguém dizer: - Abaixo o uniforme! Eles escondem verdadeiras jóias... (ponto para nós).

Foi lido um poema de Pablo Neruda, fechei os meus olhos para absorver as palavras proferidas... Se fosse em castelhano, seria mais original, porém, a mensagem era perfeita, palmas para o “grande homem” que a recitou com tanta emoção; ainda ouvimos outro colega declamar uma pitoresca poesia com um fundo de humor delicioso, rimos e ovacionamos também, passaram no telão as imagens colhidas enquanto trabalhávamos, quanta beleza espalhada nesse nosso local de labuta, com música de fundo do Caetano Veloso, “Você é Linda”, que repetia e repetia....PERFEITO!!! E já no final da série de homenagens, selecionaram cinco mulheres para representar as demais e sobre cada uma delas, foram enaltecidos valores observados no dia a dia.

E, diga-se de passagem, eu me encontrava em meio às escolhidas. Mulher Simpatia... Gostei! A mulher de quem o orador falava era eu realmente, não querendo me auto-elogiar e já o fazendo, mas fui agraciada pelo Criador com um estado constante de prazer pela vida e pelas pessoas.

Desfiles, presentes, sorteios, rosas naturais... Chegamos ao “brunch” . Convidamos os homens para saboreá-lo conosco.

Eles formaram grupos, tipo... “O Clube do Bolinha” e passaram a pedir para serem servidos lá no canto do salão... Eu, como sempre, furei o cerco do limite e atravessei para o outro lado do jardim, pois sempre fui bem-vinda entre todos os grupos. Sentei ao lado de alguns colegas. Logo começaram as brincadeiras machistas: - Olha, na próxima festa, me avisa quem vai montar a música e imagem, pois quero selecionar a música para cada mulher, porque nessa de hoje, todas vocês ouviram. Você é linda, você é linda. Vai que acabam acreditando mesmo? ; outro disse: Puxa qual o critério para selecionar essas miss? Um outro falou: Olha, discordo de vocês, pois tenho a alma feminina, entendo tudo de mulher, e para ser uma, só preciso menstruar, até TPM eu tenho....Mulheres, sou o objeto do desejo de vocês. Tive que gargalhar.

Esse era o modelo de homem que toda mulher buscava, o meu foco de agora em diante.

Os demais, estão há muito ultrapassados, porque o novo homem que surge, precisa correr para alcançar -nos, porque sabemos o que queremos, com quem queremos e até quando queremos.

Bem, depois de ouvir os comentários nos bastidores, passei a repensar sobre a situação das mulheres ao longo dos anos... Li livros mostrando os extremos entre os homens e as mulheres, de como somos detalhistas e eles práticos, somos sensíveis e eles quase nada. Por conta da carga do machismo que trazem como herança, alguns até pensam que a mulher só funciona na posição horizontal ou na vertical, pilotando um fogão...

Creio que acabamos contribuindo com essa situação. Na maioria das vezes, mal nos apaixonamos e assumimos o papel de mãe do namorado, cuidamos , zelamos, damos remedinho e quando vemos, somos chutadas, eles já tem mãe, ou tiveram. Precisamos sim, ser a mulher que enlouqueça a cabeça desses homens.

Tudo isso que estou a escrever, é para simplesmente falar que, estamos evoluindo, e nesse processo, buscamos o espaço que temos direito, lado a lado com o homem. Estou falando de luta de igualdade ombro a ombro, não peito a peito, pois não é nossa intenção, digladiar com o sexo oposto, pelo contrário, queremos nos valorizar para sermos mais respeitadas.

Uma coisa eu tenho certeza, estamos amedrontando o sexo masculino, eles perderam a direção que sempre quiseram impor a todas nós. Mas não é nosso objetivo mostrar superioridade e nem tão pouco nos considerar inferiores, porque, somos companheiras, estamos lado a lado para apoiar, ajudar e até elevar a estima de muitos, que, são frágeis como uma porcelana, mas que tentam mostrar que são inquebráveis...

Falando agora por mim. – Quero ao meu lado um homem normal, que seja sensível, que goste de flores, de dia chuvoso, que caminhe descalço, que sorria, gargalhe, que me faça amor até a exaustão, que não sinta vergonha de falar dos seus medos e anseios... Mas que principalmente me valorize como mulher, e isso em “qualquer posição”.

E... Um aviso aos homens... Dizem que vocês são de Marte, mas saibam que..mesmo nos considerando de Vênus, basta um pouco de observação para que percebam que é na diferença que se esconde a chave da paixão: o mistério, a novidade, o aprendizado sobre coisas antes inimagináveis... CONQUISTEM-NOS!

Não quero com isso atemorizar ninguém, pelo contrário, quero mais é ser feliz, e com certeza, ao lado do meu homem. Já o encontrei, ele é uma Pedra firme. Ao mesmo tempo em que é uma Rocha, entende a alma feminina, e nem por isso, é menos homem que os demais, porém, o fato de entender-me, o faz muito especial, acima dos que ainda estão presos à idéia de que se vence pela força.

Mulheres, a bandeira que devemos levantar é a do amor próprio. Digam não, ao desrespeito, ao desamor, às migalhas jogadas, a baixa estima, à falta de criatividade, à acomodação, a cabeça baixa... Enfim, abaixo tudo o que impede que sejamos livres e felizes.

Sugiro que olhem para cima, para os lados, para frente e para trás, em uma dessas olhadas, de repente encontrarão esse homem de alma feminina. Ele existe. Você mulher, só precisa encontrá-lo, e quando isso acontecer, ele terá o privilégio de compartilhar da sua preciosa presença, da sua atenção. Mas caso negativo, não se desespere, seja feliz de outras formas, pois não podemos colocar a nossa felicidade nas mãos de ninguém.

E não devemos esquecer que, a nossa beleza, é para o nosso próprio prazer, portanto, deixa-la aflorar, é um dever, pois um coração alegre aformoseia o rosto e abre-se com a chave da paixão.

Parabéns, mulheres!

Nossa luta continua.

08.03.2008 - Adi Santos (Adi)

Adi
Enviado por Adi em 08/03/2008
Reeditado em 09/03/2008
Código do texto: T893153
Classificação de conteúdo: seguro