UMA "GUARDA DE HONRA"

Eu ainda não a conhecia.

Nessa correria do dia a dia, muitos acontecimentos próximos nos escapam, e eu, embora tenha por hábito caminhar à noite pela minha rua, não tinha percebido algumas modificações mais recentes.

Então, descia eu pela calçada quando dei de frente com ela.

Linda!

De cor bem branquinha, quase albina, e de olhos azuis, dum azul bem pastel, logo veio em minha direção assim que me viu.

Perguntei para o garoto ao lado:

-É sua?

Ao que me respondeu que não.

Mas logo o guarda da guarita da rua me esclareceu:

-Não senhora, ela é nossa.A rua a adotou e ela nos ajuda no nosso trabalho. me disse sorrindo.

Olhei ao lado da guarita, e la´estava a sua casa, de primeira! Bem moderninha, construída num PVC de cores fortes...com comida e roupa lavada!

Fiquei preocupada porque logo pensei nas vacinas...

E ele me completou:

-O pessoal aqui da rua já a levou ao veterinário.

Está tudo em ordem inclusive a anticoncepção.

Não sei e tampouco ele soube me dizer a sua raça. Não me pareceu um simples vira-lata, embora seria recebido da mesma maneira!

-Certo dia apareceu por aqui...e foi ficando...

-Será que está perdida?

Não obtive resposta.

Tem um porte diferente, e é duma delicadeza, que não condiz com um cão de guarda. Não tem robustez para tal tarefa.

De toda sorte, mais parece mesmo uma fina recepcionista, que fala a língua da amizade...

Ontem, se encostou em mim...e me fez um afago. Foi retribuída.

-Ela tem nome?

-BRANQUINHA, respondeu-me o guarda.

Que seja então muito bem vinda ao mundo "humano", BRANQUINHA!

E obrigada por enfeitar a rua!

É disso que precisamos: Aconchego e calor amigo que incentivem a fraternidade nesse imenso planeta gelado, a despeito do crescente efeito estufa.