Wolfang Amadeus Mozart. O compositor precoce.

Numa ocasião, quando Mozart já era célebre, um rapazola pediu-lhe que o ensinasse a compor. Então, o grande músico respondeu: “Você é demasiado jovem para se ocupar de atividade tão séria.”

- “Mas o senhor”, replicou o moço,”ainda era bem mais novo do que eu quando começou.”

- É verdade, respondeu Mozart, “mas eu não perguntava a ninguém o que havia de fazer para compor.”

Wolfang Amadeus Mozart nasceu em 1756 na cidade de Salzburgo, na Áustria e estava com cinco anos quando compôs um minueto e um trio, não despercebidos pelos entendidos.

Seu pai era músico, especialmente, hábil violinista e a única irmã de Mozart, Maria Ana, possuía tanto talento quanto o irmão. Assim, Mozart, uma criança ainda, saiu com o seu pai e a irmã a percorrer o país, participando de concertos nas cidades de Munique, Viena, Paris e Londres. Nesse tempo já compunha e, aos 12 anos regeu uma missa festiva de sua autoria.

Levou sempre uma vida errante viajando pelas cidades da Áustria, Alemanha e Itália, embora residisse e tivesse família em Viena, onde morreu em 1791 de febre tifóide.

Entre suas numerosas obras, cuja edição completa abrange 24 séries de 61 volumes, sobressaem as óperas; Idomeneco, Ré di Greta, Lê nozze de Fígaro, Don Giovanni, Cosi fan tutte, La clemenza di Tito, Die Zuberfloete, etc. Compôs inúmeras peças vocais e orquestrais, merecendo especial menção as três sinfonias em mi-bemol maior, em sol-menor e em dó-menor, obras que constituem a realização suprema do estilo sinfônico. Cultivou ainda com grande êxito o gênero sacro, para o qual contribuiu com 15 missas orquestradas, 39 ladaínhas, numerosos motetes e hinos e um Réquiem, inacabado.

Mozart até os dias atuais é considerado pelos aficionados da ópera, um fenômeno da composição clássica.

Esta simples homenagem a Mozart motivou-se pelo fato de entender que alguns leitores e admiradores que, porventura desconheciam a biografia desse famoso músico, gostariam de tomar ciência dos detalhes pessoais que cercam a precocidade desse gênio austríaco.

Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato (Em memória) em 20/03/2008
Código do texto: T909292