03 de abril de 2005 - vale a pena ler de novo !

"Caros,

Peço licença para homenagear uma grande amiga com o re-lançamento deste texto - já que, uma vez construídas sobre a rocha, as amizades também são duradouras !"

Algum de vocês tem data certa de comemorar o início de uma amizade ?

Pois eu tenho uma que tem, sim...

Bem, tudo começou no dia 03 de abril de 2005, numa sala de bate-papo do hotmail..

Entrei na sala - ela já estava. Me lembro até do nick - Penélope Charmosa. Mandei um "oi" - nem respondeu..Percebia que muitos queriam conversar com ela, e eu era só um a mais. Mas me lembro do trecho inicial da atenção que ela me deu, onde tudo começou:

"(eu) - Como vc está ?"

"(ela)- Ah, tô mals!"

" (eu)- Meu, como é que foi isso?"

"(ela)- Ah, você é paulista, né ?"

"(eu) - Hehehe...sou sim...hehe..Como soube ?"

"(ela)- esse "meu" te denunciou...rsrs..maneiro!"

"(eu) - E você é carioca, não é mesmo?"

"(ela)- como adivinhou?"

"(eu )- esse "maneiro" te entregou ! Rsrsrs.."

E por aí foi ! Começamos a achar graça dos costumes e modo de falar de São Paulo e do Rio, deixamos de lado aquilo que a afligia, rimos muito das "bolachas e biscoitos", dos "sinais e faróis", das "guias e meios-fios" - mas isso foi apenas um detalhe que despertou interesse naquela conversa, e que nos abriu as portas para uma amizade bastante forte e enriquecedora, pois mais do que apenas diferenças culturais dos lugares, vimos muitas semelhanças que só nos aproximaram mais e mais - o bom humor típico dos brasileiros independente do lugar, o senso de justiça e ética, a habilidade em transformar os momentos em que estamos nos falando, trocando mensagens instantâneas ou conversando pessoalmente em momentos únicos, de risos, de alegrias - não ficamos "matando o tempo" ao estarmos em contato, e sim ganhamos em estado de espírito, reflexões para a vida, em vontade de viver mais e melhor ! Diria que somos, na verdade, espelhos um do outro!

Rita de Cássia, muito obrigado por sua bela amizade! Que nós mais e mais continuemos por esta estrada de alegrias e sorrisos, pelos caminhos de São Paulo, do Rio de Janeiro, por estas trilhas de uma cumplicidade mútua, em sintonia tão grande quanto a de almas gêmeas !

Mais uma vez, obrigado !

Poucas são as amizades cujas datas de início são lembradas, como a nossa...O que nos diferencia de verdade, é o prazo de validade dela, infinito !

Marcio Roque

Publicado no Recanto das Letras em 01/04/2007

Código do texto: T434188

Marcio Roque
Enviado por Marcio Roque em 01/04/2008
Código do texto: T925726