Leonardo Da Vinci.O mais famoso artista do século XV.

Filho de conhecido advogado de Florença, Leonardo nasceu a 15 de abril de 1452 na aldeia de nome Vinci, situada numa colina não muito distante daquela cidade. Foi educado em Florença onde, aos dezoito anos, teve o seu valor reconhecido por Andréa dell Verrocchio o qual se tornou seu mestre durante os anos de 1470 a 1477. Verrocchio era o favorito de Donatello e escultor célebre que trabalhou na famosa porta da sacristia da catedral de Florença, sendo ainda o autor da conhecida e artística estatueta de Davi. Era também excelente pintor, deixando-nos um notável quadro, conservado até os dias atuais denominado”O batismo de Jesus”, obra estimadíssima pelos admiradores de Leonardo, pois este tomou parte na sua execução, com arte e admirável habilidade, chegando a igualar o mestre que, por esse motivo, nutria grande confiança em Leonardo, permitindo-o participar de suas obras.

No final de 1477 Da Vinci passou a prestar serviços para Lorenzo Borgia com o qual não ficou muito tempo, em razão de seu espírito versátil e ainda devido ao fato de não terminar algumas obras.

Diante dessa decisão foi para a casa dos Sforza, em Milão, iniciando o projeto de uma estátua eqüestre de Francisco Scorza, o fundador da dinastia. A famosa estátua, porém, jamais passou de um modelo de madeira, logo destruído. Leonardo desempenhou várias atividades, além de pintor; arquiteto, técnico em balística, música, mestre de cerimônia, etc.

Os engenhos de guerra, os planos de irrigação artificial da Lombardia e, finalmente, a Última Ceia, pintada no refeitório do convento de Santa Maria Della Grazie, são os trabalhos que mais o distinguiram durante a sua longa permanência em Milão. Quando os franceses invadiram o norte da Itália, Leonardo retirou-se de Milão e ligou-se temporariamente a César Borgia. Depois da derrota deste, iniciou em Florença, o retrato de Mona Lisa, a célebre (La Gioconda). Leonardo voltou novamente a Milão, mais uma vez, sob o poder francês. Quase no fim da vida, aceitou a proteção de Francisco I, da França, passando a viver no castelo de Coux, próximo de Ambroise.

Além dos retratos a óleo, de notável perfeição anatômica, deixou diversos afrescos nas igrejas das cidades onde viveu, bem como tratados sobre pintura, filosofia, física e história natural. Seus mais famosos trabalhos são; La Gioconda; A Virgem dos Rochedos; Adoração dos Reis Magos; Baco e outros

Embora não seja um aficionado por pinturas e artes, tenho o hábito de valorizar essas obras, quando bem elaboradas. Ainda na minha visão, sem desmerecer outros conhecidos e renomados artistas, Leonardo Da Vinci foi um dos maiores gênios que a humanidade conheceu. Esta é a principal razão desta homenagem.

Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato (Em memória) em 07/04/2008
Reeditado em 25/04/2008
Código do texto: T935466