EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO

A palavra educação como a maioria das palavras é de origem latina. Educatione tem como sinonímia o ato ou efeito de educar ou educar-se, cujo processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visam à sua melhor integração individual e social. Essas experiências têm respaldos nos conhecimentos ou as aptidões resultantes de tal processo, o preparo. Proporciona um cabedal científico e os métodos empregados na obtenção de tais resultados como a instrução, o ensino, bem como proporciona um nível ou tipo de ensino de boa qualidade e um aperfeiçoamento integral de todas as faculdades humanas. Um dos fatos de relevância e importância está no conhecimento e prática dos usos de sociedade; civilidade, delicadeza, polidez, cortesia, a educação também pode ser definida como uma arte de ensinar e adestrar animais. Adestramento somado ou adicionado à experiência ou a arte de cultivar as plantas e de fazê-las reproduzir nas melhores condições possíveis para se auferirem bons resultados. Como podemos denotar a educação é vasta e de uma importância fundamental em todos os setores da vida.

Uma novidade nos dias atuais e uma das mais novas formas de educação, que vem sendo bem aceita pelos alunos trata-se da educação à distância. Uma forma mais antiga e que emplacou foi a tele-educação e a educação especial. Formas e modalidades de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. A educação segundo alguns estudiosos com experiência em educação afirmam que na concepção tradicional de Educação, o aluno chega á escola com a ‘cabeça vazia’ , cabendo à escola colocar-lhe um conjunto de conhecimentos factuais e habilidades intelectuais, testando periodicamente a aquisição destes conhecimentos através de provas e exames. As habilidades intelectuais mais valorizadas são a lingüística que tem como finalidade a capacidade de ler, compreender e escrever textos e a lógica-matemática que é a capacidade de processar informação quantitativa. Deste modo, o aluno atravessa um percurso, em que etapa após etapa, dum modo previamente estabelecido lhe são despejados conhecimentos que tem de assimilar com o objetivo único de passar para a próxima fase.

Deste modo, o conjunto de fartos fatos que lhes eram transmitidos não eram sinônimos de conhecimento adquirido, porque basicamente este método apenas incentivava a memorização dos fatos e não as capacidades cognitivas tais como a interpretação, julgamento e decisão dos fatos, ignorando os estilos individuais de aprendizagem de cada aluno. Essas nuanças são João Pedro Matos da Costa, e desse que vos escreve, durante os anos em que estivemos envolvidos diretamente com a educação, aliás a educação é para toda vida. A educação no Brasil não tem o devido respeito das autoridades que governam o País, pois aqui coisa séria é transformada em brincadeirinhas. Quantos analfabetos que querem estudar, mas infelizmente falta vontade política. Quantas crianças estão nas ruas se prostituindo por falta da educação familiar e do governo? Vamos retirar todas as crianças de rua, das ruas e colocá-las no local devido, a escola. Educando a criança hoje estaremos livres de um marginal no futuro. Quanto mais crianças educadas menos meliantes teremos no rol das ruas das grandes capitais. ‘A idéia orientadora é ‘moldar’ o aluno e a aluna para o mundo desconhecido que os espera, usando técnicas semelhantes a uma linha de montagem; salas de aulas isoladas e limitadas em recursos; mesas e cadeiras alinhadas em filas; o professor desempenhando a função de dono e empregador principal do conhecimento; e a apresentação da informação limitada aos livros-texto e do quadro negro duma forma linear e seqüencial.’ Neste modelo de educação, há poucas oportunidades para a simulação de eventos naturais ou imaginários, tanto para aumentar a compreensão de conceitos complexos como para estimular a imaginação.

Outro grande, inconveniente deste modelo, é o fato de haver uma grande divisão do conhecimento da matemática, geografia, história, física, não havendo a possibilidade de ver os possíveis inter-relacionamentos entre eles. A educação tem como ponto de partida a família e continua com a formação escolar onde o aluno irá se inteirar das atualidades e do que acontece no mundo todo. O vetor principal da educação é o professor – profissional de educação que tem uma responsabilidade irrefutável, amor à profissão, mas que não merece o respeito devido das autoridades envolvidas na educação. Existe o Ministério da Educação, mas infelizmente o número de crianças, adolescentes e pessoas da melhor idade que querem sair do analfabetismo irá encontrar as dificuldades costumeiras, causadas pela falta de verbas e desprezo pelo ser humano mais carente. Podemos até afirmar que imantaram no Brasil também o Ministério da desocupação. Pensem nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ALOMERCE E AOUVIR

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 30/04/2008
Código do texto: T968722
Classificação de conteúdo: seguro