Comemorado o 2º aniversário de fundação da Academia de Letras Joaquim Osório Duque Estrada e o de 138 anos de nascimento de seu patrono.

Na data de 29 de abril de 2008, as 19:00 horas no auditório do Centro Cultural Maestro José Figueira, no município de Paty do Alferes, realizou-se a solenidade do 2° aniversário de fundação da Academia de Letras Joaquim Osório Duque Estrada, bem como dos 138 anos de nascimento de seu patrono, autor da letra do Hino Nacional e membro da Academia Brasileira de Letras.

Ao evento estiveram presentes os acadêmicos, seus familiares e amigos, autoridades, políticos, literatos e representantes da comunidade e municípios vizinhos.

A programação foi iniciada com o canto do Hino Nacional interpretado pelo acadêmico, teatrólogo e diretor municipal da Divisão de Cultura, Marcelo Basbus Mourão, acompanhado do músico André Furtado. Em seguida, houve a entrega do título de sócio honorário aos homenageados e a palestra “Homem de Pedra” realizada pelo historiador Ivandro Martins de Paula. Antecipando ao Recital de Poesias, o acadêmico Francisco José dos Santos prestou homenagem a ALJODE. Registrou-se também a apresentação do Coral do CIEP Joaquim Osório Duque Estrada, da Orquestra de Flautas regida pelo maestro Perácio e do cantor Arthur Melodia.

O encerramento foi feito pelo presidente da Academia de Letras, Felisberto Freitas Costa que, após agradecer a presença de todos, procedeu a uma breve retrospectiva da difícil, porém gratificante caminhada da ALJODE.

Paralelamente ao coquetel de confraternização, realizou-se ainda o lançamento do Selo Editorial Joaquim Osório Duque Estrada e a inauguração do Busto de Manoel Congo no Jardim de Inverno do Centro Cultural Maestro José Figueira.

Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato (Em memória) em 30/04/2008
Código do texto: T969482