À MULHER MAIS IMPORTANTE DO MUNDO

Eu sempre digo a mim mesmo que jamais irei servir aos interesses das conspirações mercantilistas. Por isso, o meu minúsculo talento não se curva à astúcia das datas comemorativas. E nem devo fazer falta, pois milhões de consumidores certamente produzem um eco superior à simplicidade quase inexpressiva de minha voz antagônica.

Sendo assim, fica evidenciado que quebro o meu silêncio nesse instante em nome de uma causa mais nobre e de uma motivação sobremodo excelente.

Estou aqui porque me lembro daqueles dias difíceis e daquelas mãos firmes que ampararam as inseguranças de meus temores infantis. Quando o sono me vencia naquele tenebroso leito hospitalar, após abrir meus olhos, era seu o primeiro rosto que me aparecia. Eram suas também as únicas palavras com poder de semear esperança em mim em meio a tão adversa ocasião.

Talvez por isso, era o seu nome o primeiro que eu gritava, quando o medo apoderava-se de mim.

Lembro também de sua companhia confortante ao longo das transições adolescentes, do apoio às lágrimas desiludidas, da firmeza tamanha em cada sentença pronunciada, que nem três décadas e meia de vida, foram suficientes para apagar da minha mente.

Também não posso esquecer do modo convicto com que me advogou, quando o veredicto de todos me era contrário. Houveram dias sem pai, sem irmãos, sem paixões e sem amigos, mas nunca houve um dia sequer sem voce!

Sei que meu histórico é repleto de percalços. Alguns desgostos, decepções, vergonhas e tristezas, injustamente eu lhe proporcionei. Mas não posso deixar de ressaltar, que até nesses momentos você não me faltou.

Um dia, as linhas que separam a imaturidade da responsabilidade finalmente se romperam, e eu me tornei pai. Você, mais uma vez, foi meu porto seguro, meu farol, minha cartilha, meu manual de instruções, meu plantão hospitalar, meu referencial, e todo orgulho que sinto hoje pela estatura paterna que alcancei, tributo ao legado de exemplo e altruísmo, que em voce até nos dias atuais posso vislumbrar!

Agora vejo as aventuras repletas pelo pó das páginas viradas. Foram-se tantas ilusões, mulheres chegaram e foram, prazeres se desfizeram e a imaturidade findou seus dias. Mas voce, aqui está, reinando sobre meus dias e ordenando minha consciência.

O tempo é implacável e eu sei que ele vai avançar. Um dia ele vai tirar voce de mim e por certo meu senso de orientação sofrerá sua mais grave e irreparável avaria. Mas ele há de ser lento quanto a isso, há de me permitir dizer por muitos outros anos mais, que nenhuma mulher é comparável a você, que sua nobreza é maior que os merecimentos desse mundo, que seus passos são sagrados demais para esse sólo perdido e que a sua força é tamanha, a ponto de manter a unidade de toda uma estrutura familiar.

Sua bênção minha mãe, meu esteio, pilar de minhas sustentações, exemplo maior que meus olhos já viram, amor sublime, eterno espelho de meu ser!

Te amo além de mim!

Reinaldo Ribeiro
Enviado por Reinaldo Ribeiro em 11/05/2008
Reeditado em 24/07/2009
Código do texto: T984821
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.