Salve os Pretos-Velhos!!!





Oh Preto, oh Preta
vem tragar o teu cachimbo,
vem tramar as tuas contas,
vem provar tua cachaça
com mel, melado e arruda
vem contar tuas histórias
para os filhos da aruanda
vem provar o doce de leite
do povo destas bandas
traz a humildade e decência
e o carinho de tua gente
para quem sabe ensinar
as crianças desta senzala
que as dores são pequenas
quando a alma é sincera
traz para nós as mandingas
do mal olhado e do pó...
hoje em dia tem tanta intriga
que os brancos deste lugar
se matam uns aos outros
sem culpa e sem dó...


* * *

Preto-velho na Umbanda, são espíritos de velhos africanos que viveram nas senzalas e majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, adoram contar as histórias do tempo do cativeiro. Sábios , ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos "seus filhos".

São entidades desencarnadas que tiveram pela sua idade avançada, o poder e o segredo de viver longamente atraves da sua sabedoria, apesar da rudeza do cativeiro demonstram fé para suportar as amarguras da vida, consequentemente são espiritos guias de elevada sabedoria, trazendo esperança e quietude aos anseios da consulencia que os procuram para amenizar suas dores, ligados a vibração de omulu, são mandingueiros poderosos, com seu olhar prescutador sentado em seu banquinho, fumando seu cachimbo, benzendo com seu ramo de arruda,rezando com seu terço e aspergindo sua água fluidificada, demandam contra o baixo astral e suas baforadas são para limpeza e harmonização das vibrações de seus mediuns e de consulentes.Muitas vezes se utilizam de outros benzimentos, como os utilizados pelo Pai José de Angola, que se utiliza de um preparado de "guiné" (pedaços de caule em infusão com cachaça) que coloca nas mãos dos consulentes e solicita que os mesmos passem na testa e nuca, enquanto fazem os seus pedidos mentalmente; utiliza-se tambem de vinho moscatel, com o que constantemente brinda com seus "filhos" em nome da vitória que está por vir.
São os Mestres da sabedoria e da humildade. Através de suas várias experiências, em inúmeras vidas, entenderam que somente o Amor constrói e une a todos, que a matéria nos permite existir e vivenciar fatos e sensações, mas que a mesma não existe por sí só, nós é que a criamos para estas experiências, e que a realidade é o espírito. Com humildade, apesar de imensa sabedoria, nos auxiliam nesta busca, com conselhos e vibrações de amor incondicional. Também são Mestres dos elementos da natureza, a qual utilizam em seus benzimentos.

Retirei este trecho do site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Preto-velho

Imagem pesquisada no Google.
 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Preto-velho
Enviado por Angela Lara em 13/05/2008
Reeditado em 13/05/2013
Código do texto: T987867
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.