Biografia de Priscila V. Ferreira - À minha irmäzinha linda!

Essa história é sobre como eu ganhei minha irmãzinha, sobre como minha vida se tornou mais feliz aos 14 de maio de 1989, quando nascia na maternidade Santa Izabel, em Joäo Pessoa/PB, às 02:30h (era dia das mães), Priscila Vasconcelos Ferreira - minha manana, em uma família de classe média - o pai, Paulo de Tarso Ferreira da Silva, já alcançava a fase dos "inta", 30 anos; a mäe, Janileide Vasconcelos Ferreira, vivia seus 27 anos... e a irmä - eu, Paula Ângela Vasconcelos Ferreira, 05 anos.

Mas......... nove meses antes....... eu sentia uma vontade enorme de ter uma irmã. Sempre pedia aos meus pais uma irmãzinha, e então eu ganhei meu presente. Na verdade foi mais que um presente, foi o começo da grande aventura que é ser "irmã mais velha".

Ela tinha um porte pequeno, mas nem tanto; cabelinho preto; olhos vívidos, de "jaboticaba" e uma peculiaridade inconfundível: bochechas fofuchas!!! Era a caçulinha da família. O xodó.

Desde o começo minha mãe me ensinava a cuidar da minha irmã e eu arrumava a gavetinha das fraldas todos os dias, obsessivamente. Desde o começo eu aprendi a protejê-la, aprendi a cuidar.... e em todos os lugares que íamos Priscila sempre dizia: "mamãe, quero fazer xixi". E a mamãe virava pra mim e dizia: "vá levar sua irmãzinha no banheiro, minha filha, que vc é a irmã mais velha".

Aos 2 anos, quando morávamos em Campos do Jordão-SP, viu passar pela rua de maneira inesperada um rapaz numa bicicleta. Com o susto, Priscila grita de dentro do carro: "põe a mão no cú". Susto foi pro's meus pais que inevitavelmente caíram na risada.

Pois é, Campos do Jordão! Foi em Campos do Jordão o início de uma longa fase das nossas vidas. Fase essa, terminada em 16 de dezembro de 2007. Durante esses 15 anos conhecemos pessoas especiais, como, por exemplo, Tonha - nossa quase mãe; vivemos momentos de fortes emoções como a cirurgia de apendicite que Priscila passou, a entrada do nosso pai no Banco do Brasil - fato que proporcionou o desfecho dessa fase e, por último, "sobrevivemos" a muitas aventuras como morar em Manaus e, a maior de todas, viver todo esse tempo longe da família.

Desde pequena Priscila sempre teve uma personalidade forte, imperiosa, astuta, inteligente, sagaz e incrivelmente encantadora. Criança de muita energia, menina de muitas surpresas, adolescente de sorriso fácil e, hoje, jovem de coração lindo.

Ela gosta de nadar, de dançar, de se arrumar, de dormir muito, de tirar foto, de passear, de comer brigadeiro, de comer camarão, de beber cerveja, de provar roupa, de reclamar de tudo, de dirigir, de conversar besteira, de me chamar de paponês - papângela - de..... bem.... alguns outros derivados do meu nome.... gosta de ir além do que convencionalmente se "deve" ir, gosta de viver um pouco na base do "princípio do prazer"..... e.... ah, claro, já ia esquecendo, ela adora enrolar e fazer todo mundo esperar.

Ela NÃO gosta de ficar sem fazer escova, não gosta de "obrigações", não gosta de fazer as coisas que a mamãe manda, não gosta quando alguém chama sua atenção, não gosta quando sua vida se torna tema central de alguma conversa, não gosta de regras, não gosta de gente fresca e...... não gosta do espirro da mamãe!

Bom, acho que já deu pra perceber que ser a "irmã mais velha" de Priscila é a melhor coisa do mundo, porque eu tenho a melhor "irmã caçula" do mundo.

É isso! Hoje é 14 de maio de 2008 e minha irmãzinha completa 19 anos. Desejo a ela muita paz, pra viver as coisas da vida como as coisas são, com naturalidade; desejo que tenha inteligência, pra identificar quando se deve ou não seguir determinado caminho; desejo que tenha força, pra se recuperar das duras lições que a vida ensina; desejo coragem, pra enfrentar todos os desafios e superar a si mesma; desejo muito sucesso, para que saiba que as vitórias podem fazer parte de sua vida; desejo maturidade, para que reconheça o momento de silenciar e ouvir; desejo muito humor, porque tem que ser divertido viver e, AMOR, muito amor, pra vida valer a pena.

Faz 19 anos que minha vida tem um colorido especial e hoje, mesmo de longe, meu coração sorri e diz: EU TE AMO, MINHA IRMÃZINHA!

Feliz Aniversário!