O DIA DO REPÓRTER

O DIA DO REPÓRTER:

Hoje, dia ‘16 de fevereiro’ é comemorado em todo país o dia do repórter. Profissional de grande valia para os meios de comunicação falada, escrita e televisada. Ele é o responsável pela cobertura dos fatos que acontecem no cotidiano, e que devem ser divulgados nos programas de uma instituição de comunicação televisiva, imprensa ou radiofônica. O repórter pode passar meses a fio sem novidades, parece que tudo está parado e tudo se transforma em repeteco. Quando algo imprevisível e extraordinário acontece, à situação toma um aspecto de corre-corre, e parece que tudo vira de pernas para o ar. Estes acontecimentos costumam ser chamados de furos jornalísticos. O que dia antes parecia uma inércia, algo sólido, causa uma avalanche que parece implodir e tudo desaba como um castelo de cartas e pedras de dominó. O que era quase improvável acontecer, acontece e o que era tido como impossível surge na linha do horizonte. O repórter fareja a informação, sempre em busca de uma boa reportagem. Para a tarefa, não mede esforços.

Com a pauta na mão, entrevista as fontes, pesquisa os dados e checa tudo o que pode servir na hora de redigir a matéria. Pelo que foi exposto somos capazes de descobrir de quem estamos falando? Não? Então vamos dar mais uma dica. No início de carreira, ele é chamado de "foca", que significa profissional inexperiente no cargo, novato, recém-saído da faculdade. Aquele que se deslumbra com as primeiras tarefas que recebe; que deixa passar detalhes importantes. A própria intervenção do repórter pode ser mais ampla em uma matéria de TV do que em jornal ou rádio. Além da palavra , ele dispõe de outros recursos valiosos que permitem enfatizar, suavizar, relativar ou mesmo colocar em dúvida o que foi dito, em alguns casos, consegue transmitir o que não convém dizer com todas as letras.

O repórter em suas atuações talvez seja o mais observado pelo telespectador, e por isso deve se comportar como um profissional cônscio de seus deveres, executando matérias de qualidades e se portando de maneira simples, mas com certa elegância. Com o tempo ele vai largando aos pouquinhos a vida de "foca" para se aventurar na profissão com as próprias pernas. Estamos falando do repórter, responsável pela elaboração das notícias que serão veiculadas em jornais, revistas ou em programas jornalísticos de rádio e televisão. Desde a fase de pesquisa até a redação. Tem também o repórter que não redige as matérias, mas se encarrega de abastecer o veículo de comunicação com imagens do fato a ser noticiado. É ele o repórter fotográfico, se trabalha em jornal impresso, e cinematográfico, caso atue em televisão. E o repórter de internet, responsável por escrever para sites de conteúdo.Para ser um repórter, é necessário primeiramente cursar a faculdade de Jornalismo. Depois, é pernas pra que te quero e bom trabalho.

As atribuições inerentes a esse profissional são dignas de elogios e encômios e não seria justo deixar passar em brancas nuvens a data em que se comemora o dia desse profissional abnegável e de grande importância para os meios de comunicação. Aqui, queremos deixar patenteados nossos parabéns e que a data seja comemorada com alegria e companheirismo por todos aqueles que fazem o mundo jornalístico. A Faculdade Integrada da Grande Fortaleza saúda todos os repórteres do Ceará e do Brasil e que sejam a mola mestra para a melhoria de qualidade dos noticiários e o elo de ligação entre redação e o público em geral. A grande satisfação e alegria de um repórter são: o reconhecimento de seu trabalho e as premiações pela excelência de uma matéria jornalística de qualidade, acrescidos do valor a ele atribuído como profissional de dignifica e valoriza a sua profissão e eleva o nome da empresa que trabalha.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ALOMERCE E A AOUVIR

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 20/05/2008
Código do texto: T997884
Classificação de conteúdo: seguro