Causos de lucas Durand. 5 e 6.

5 — O Causo do Compadre Jeitoso!

Um compadre sempre achava muita graça na comadre... Mas... o respeito pelo compadre - o marido dela - lhe fazia manter-se à distância... Era freqüentador assíduo da casa e amigo da família há anos e tal!

Bão, um belo dia... por infelicidade do destino o compadre - marido - morreu!

A viúva, bonita, fogosa, ainda com uma meia sola das boas, que parecia não ser muito usada pelo marido agora estava livre! E pensando nisso... olhando para o caixão na sala e aquele monte de gente em volta do falecido o compadre jeitoso - manso que nem pardal e igual mulher quando quer passear na casa da mamãe -, aproximou-se da viúva que choramingava em um canto do quarto, inconsolável!

Papo vem e papo vai... condolências daqui... apoio dali... e ele a consolava. E aproveitando-se da oportunidade tendo em vista que a concorrência seria forte... manhosamente e com muito jeito disse a ela:

— Cumadre, se argum dia a senhora aresorvê a procedê mal, dê preferência pra mim, tá!

Tem jeito de ficar com raiva do homem desse, sô!

6 — O Causo da Dor na Perna!

Um caipira manquitolava com uma tremenda dor na perna. Então, de tanto sofrer resolveu ir à cidade consultar um “doutor” médico.

O doutor examinou... tirou chapa... mexeu e virou e não encontrou nada! Então, para desculpar-se de não haver encontrado o motivo daquela dor constante, disse ao seu paciente:

— Olhe, meu amigo, não há nada de errado com sua perna... Isto deve ser da idade...

— Que isso, doutor! Essa outra perna é da mesma idade e nunca doeu, sô!