Olimpíadas no Brasil, oh yeah!

Se as Olimpíadas acontecessem entre Cara-de-cão e o Pão-de-Açúcar, talvez as modalidades fossem um pouco diferentes. Podia ser até que levássemos algumas medalhas a mais – nem que fosse “na mão grande”...

A mais tradicional de todas as provas ainda seria o Atretismo – assim mesmo, com “erre”, porque deriva de treta ou treita (palavreado para enganar, manha).

Nessa modalidade estão incluídos os saltos: há saltos em altura (invasão de condomínios de luxo), há saltos à distância (comandado de dentro dos presídios) há salto triplo (nas opções: assaltado por três elementos ou três vezes vítima) e ainda há salto com vara (popularmente conhecido como à mão armada). Há salto ornamental também, mas este pertence a uma outra categoria...

Os arremesos: lançamento de dardo (nessa categoria entram também roleta, jogo-do-bicho, truco e até “purrinha”), disco (CDs e DVDs piratas), martelo (marreta, pé-de-cabra...) e peso (para não dar muito na cara, inclui-se nessa categoria todo o lixo que é arremessado fora do local devido)

E corridas: 100, 200 e 400 metros rasos (quando chove pouco), 110, 400 e 3000 com barreiras (quando chove mais um pouco) 800, 1500, 5000, 10000, revesamento (assim mesmo, com “esse” porque vem de revés: infortúnio) 4 x 100 (polícia versus bandidos) 4 x 400 (idem, na Linha Vermelha) e a Maratona (que não é outra coisa senão o dia-a-dia do assalariado)

A Ginástica Olímpica é onde se faz uma grande confusão: No solo, os atletas dão pulos e fazem piruetas, terminando sempre saindo do solo, quando não se esborracham no dito cujo... Tem também o cavalo com alça, o mala sem alça, as barras paralelas, as barras assimétricas, a barra fixa e a barra pesada. Quem achar que essa aí deveria estar lá no levantamento de peso, me diga por que as argolas não estão nas orelhas das meninas, a trave não está no campo de futebol, e o salto sobre o cavalo não é coisa de hipismo. Aliás, hipismo tem algo a ver com hippie?

Badminton é apenas um joguinho de “petéquias”. Alguns bad boys, como forma de treinamento, depredam patrimônio público ou espancam integrantes de minorias ou desfavorecidos. É um pessoal esforçado...

Esportes de equipe: Basquete, Beisebol, Futebol, Handebol, Hóquei, Pólo, Softbol, Vôlei, e o “Levou-lhe de praia”, vulgo Arrastão...

Lutas: Boxe, Judô, Taekwondo (por que não “taiquendô”?), Luta Greco-romana e porrada propriamente dita (muito praticada no trânsito, nem tanto pelos veículos...). Tem também competição de Tiro (incluindo escopeta, uzi, AK47, etc...) e Tiro com arco (essa está meio prejudicada por conta da lei Seca, mas mesmo assim ainda tem competidor que fica “Tri-alto”)

Esportes náuticos: Sacanoagem, Remo e Vela (algumas acesas!). Dentro d’água ainda tem: Natação, Trampolim e Nada sincronizado... Na natação o atleta tem diversas opções: nada de peito, nada de costas, nada de patrocínio...

Tem tênis, tênis de mesa, de camelô, que é mais barato, ciclismo, cinismo, ginástica rítmica e os “atlos” todos: heptatlo, decatlo, pentatlo “modelno” e “teatlo” que é aquela papagaiada que fazem todos os que vão ao pódio e também os que não chegam lá.

Sob certos aspectos seria bem mais interessante. Em esgrima poderíamos ver, por exemplo, dois políticos duelando com seus narizes. Seriam também muitos os conjuntos de inquietação. Nossos jogos poderiam ser chamados Meta-Olímpicos, (lembram do estudo de Química: orto, meta e para?). Acho que o barão de Coubertin ficaria orgulhoso. Eu até vejo o anfitrião, na cerimônia de abertura repetir aquele conhecido lema:

“Tens cana in coporis bacana”

Que sobreviva o mais forte!

Sérgio Serra
Enviado por Sérgio Serra em 28/08/2008
Código do texto: T1150196