Os Sobrevôos das Sacolas Causam Conseqüências

Caminhando pelas ruas de Gurupi , quando fui sombreada por algo, logo me perguntei , sera um jatinho voando baixo? Antes fosse, continuei a andar, quando avistei um senhor de bicicleta, o vento estava forte, quando esta mesma sombra atingiu o seu rosto e ele caiu da bicicleta, era simplesmente uma sacola plástica de cor branca, comecei a refletir, logo concluir, “sacolas plásticas pode causar acidentes “. Na mesma quadra encontrei um lote baldio e avistei varias sacolas de varias cores e tamanhos , entrei para dentro do lote e comecei a contar 1,2,3,4...................,quando eu estava lá pelas 45 sacolas, o meu telefone tocou e me perguntou, marilene onde você estar, olhei para os lados e respondi ,’ no mundo das sacolas’, a pessoa perguntou qual e a nova? Respondi depois explico, eu estava perplexa nesse mundo novo na qual só me dei conta da gravidade do problema naquela hora.Sai do lote baldio e continuei a andar, a cada quadra que eu passava mais sacolas sobrevoavam sobre as calcadas e ruas, encontrei um gari e perguntei,o que você acha das sacolas plásticas?, Ele respondeu, não tem nada pior, não varro uma quadra sem pegar umas 20 e quando termino de varrer, o vento trás mais, não consigo vencer.

No dia seguinte visitei o antigo lixão, hoje aterro sanitário, fui em uma antiga vala do aterro controlado com mais de 10 anos desativada, fiz umas covas e adivinha o que eu encontrei ?pois e novamente as sacolas plásticas, intactas, igual se nada tivesse acontecido, olhei a minha volta observando qual as arvores predominavam por perto, porque em cima da vala de 150por 50m nada tinha se regenerado, dias depois visitei a UFT e NATURATINS em busca das mudas para reflorestar aquela vala ou “célula”, encontrei seis espécies nativas do cerrado e uma exótica. A cada cova que abríamos mais sacolas plásticas encontrávamos, imaginei, todas elas vão ter que ser muito guerreira para se sobre-sair das sacolas e romper barreiras, a maioria delas realmente foram guerreiras, ate que sete meses depois alguém por um ato de vandalismo, o que tudo indica ateou fogo na beira da estrada do antigo lixão, onde a área plantada foi atingida, algumas delas continuam na luta de sobrevivência.

Observei que só uma ação não era o suficiente, e que o trabalho de prevenção seria uma ótima alternativa, quando comecei a visitar o comercio de Gurupi e agendar blitz educativa e informativa na tentativa de diminuir o consumismo de sacolas plásticas. Iniciamos as blitz no dia 02-09-2008, com a ajuda dos brigadistas e coordenadoria do meio ambiente e não temos previsão para terminar

Gurupi - TO, Setembro de 2008.

Marilene Alves Ramos Dias é Coordenadora da Coleta Seletiva de Gurupi – Estado do Tocantins.

E-mail: maridiasgpi@hotmail.com

Marilene Ramos
Enviado por Marilene Ramos em 04/09/2008
Reeditado em 04/09/2008
Código do texto: T1161171
Classificação de conteúdo: seguro