O CAUSO DA PROMESSA...

QUEM JÁ MOROU NA ROÇA DEVE CONHECER UMA PEQUENA ARVORIZINHA COM O NOME DE "MARIA PRETA", PELO MENOS, NA MINHA REGIÃO É CHAMADA ASSIM...

É UMA PEQUENA PLANTA DE UNS DOIS OU TRÊS PALMOS DE ALTURA CHEIAS DE GALHINHOS E FOLHAS PEQUENAS QUE NASCE COMO PRAGA PELO PASTO. ATÉ TEM UMA SACANAGEM DANADA QUE A GENTE FAZIA, POIS ELA NASCE MUITO NA BEIRA DOS TRILHOS POR ONDE PASSA AS PESSOAS E COBRE TODO O TRILHO E A GENTE PASSA ESBARRANDO OS PÉS NOS GALHINHOS DELA. ENTÃO, A GENTE AMARRAVA UM GALHO NO OUTRO E QUANDO ALGUÉM PASSAVA LEVAVA AQUELE TOMBO...

NA ÉPOCA DE CHUVA É MAIS FÁCIL ARRANCÁ-LA, MAS NA ÉPOCA DA SECA NEM PRECISA NEM TENTAR... SÓ MESMO DE ENXADA. SUAS RAIZES PENATRAM PELO CHÂO E NÃO HÁ MEIOS DE ARRANCÁ-LA DE JEITO ALGUM. AS FOLHAS SOLTA-SE NA MÃOS, OS GALHOS SÃO FLEXÍVEIS, ARREBENTAM NA MÃO DA GENTE E NÃO SE CONSEGUE ARRANCAR COM A RAIZ.

BÃO, UM ROCEIRO HAVIA CHUPADO MUITA JABUTICABA - do tupi= "frutas em botão" - NO DIA ANTERIOR COM CAROÇO E TUDO. E É ACONSELHAVÉL AO CHUPAR JABUTICABA COM CAROÇO, COMER UMAS 3 OU 4 COM A CASCA PARA LUBRIFICAR AS CANALETAS NA HORA DA SAÍDA, SENÃO, A PESSOA PODE ENCALHAR...E QUEM JÁ ENCALHOU COM CAROÇO DE JABUTICABA SABE DO DRAMA QUE É.

E O ROCEIRO, SENTINDO VONTADE DE BATER UM BARRO, AGACHOU-SE AO LADO DE UM TRILHO E ESPEROU. E NADA! FAZIA FORÇA E GEMIA, E NADA! AQUILO VIRA UM TOCO DURO E VEM RASGANDO...

ELE, ENTÃO, AGARROU-SE NUMA "MARIA PRETA", LEVANTOU UM POUCO A BUNDA E FEZ FORÇA! GEMIA E FAZIA FORÇA QUE O SUOR ESCORRIA PELA ROSTO. E NADA! E O TEMPO PASSANDO...

ELE RESPIROU FUNDO E COMEÇOU NOVAMENTE A FAZER FORÇA...

NISSO, SEU REBANHO COMEÇOU A PASSAR PERTO DELE. ELE OLHOU PARA UMA BEZERRA MUITO BONITA E PROMETEU:

- "SÃO BINIDITO, SE O SINHÔ ME JUDÁ A DESENCAIÁ EU DÔ AQUELA BEZERRA PRA A IGREJA DO ARRAIÁ."

MAL ACABOU DE PROMETER... POFT! CAIU NO CHÃO AQUELE TOCO DURO IGUAL CIMENTO DE MAIS DE UM PALMO FICANDO EM PÉ NO CHÃO.

O ROCEIRO RESPIROU ALIVIADO E PENSOU:

- " PUXA VIDA, PERDI A BEZERRA ATOA... TAVA MEMO NA HORA DE SAÍ... NUM VÔ DÁ ELA PRA IGREJA NÃO."

NO MESMO INSTANTE A "MAIA PRETA" SOLTOU-SE DO CHÃO E ELE CAIU PARA TRÁS BEM EM CIMA DO TOCO RECÉM-SAÍDO E A "COISA" ENTROU NELE NOVAMENTE. E ELE LAMENTOU:

- " PUXA, SÃO BINIDITO... EU TAVA BRINCANO SÔ... O SINHÔ NÃO TEM ESPORTIVA NÃO, MEU!"

FIM.

Lucas Durand
Enviado por Lucas Durand em 23/10/2008
Reeditado em 24/10/2008
Código do texto: T1244860