Série: "Pérolas" das provas - 01

Notei que a "pérola do ENEM", apesar de ser uma bomba da educação, fez-se engraçada. Então resolvi colher algumas pérolas de vestibular na internet... e foram muitas...

Segue a 1ª série de pérolas, com alguns comentários do professor que corrigiu as provas entre parenteses:

01 - Lavoisier foi guilhotinado por ter inventado o oxigênio. (Oxi-Gênio da lâmpada, né?)

02 - O nervo ótico transmite idéias luminosas. (Ah tá! Então é por isso que lâmpadas acendem em desenhos, quando se tem uma idéia...)

03 - O vento é uma imensa quantidade de ar. (E o furacão? Uma arma pontiaguda?)

04 - O terremoto é um pequeno movimento de terras não cultivadas. (E nas cultivadas deve ser maremoto, pois são irrigadas...)

05 - Os egípcios antigos desenvolveram a arte funerária para que os mortos pudessem viver melhor. (E assim surgiu o jogo Resident Evil!)

06 - Péricles foi o principal ditador da democracia grega. (Que? Nossa...)

07 - O problema fundamental do terceiro mundo é a superabundância de necessidades. (Comento? Acho melhor não.)

08 - O petróleo apareceu há muitos séculos, numa época em que os peixes se afogavam dentro d’água. (Isso só pode ser piada. E sou obrigado a corrigir uma coisa assim.

09 - A principal função da raiz é se enterrar. (Você bem que podia ter algumas raízes...)

10 - A igreja vem perdendo muita clientela. (Faz sentido, considerando que as igrejas já até venderam vaga no céu.)

11 - O Sol nos dá luz, calor e turistas. (E o gringo olha pro céu e diz: mamãe!)

12 - As aves têm na boca um dente chamado bico. (Meu Deus! Dá uma galinha pra esse sujeito!)

13 - A unidade de força é o Newton, que significa a força que se tem que realizar em um metro da unidade de tempo, no sentido contrário. (...)

14 - Lenda é toda narração em prosa de um tema confuso. (Como é que é?)

15 - A harpa é uma rosa que toca. (Preciso de umas sementes dessa rosa para abrir meu próprio negócio e parar de dar aulas e corrigir provas...)

PS.: Bem, analisando os comentários, não consigo acreditar que são dos professores que corrigiram as provas, mas optei por deixá-los como estavam, pois dão um certo toque de humor no conteúdo.