CASO DE CASERNA- Da turma do mate

DA TURMA DO MATE

Todo ano aparecem cadetes que se destacam dos demais.

Alguns muito inteligentes, outros nem tanto, outros desportistas, alguns embromadores e outros com virtudes distintas da maioria.

No meu tempo não foi diferente.

Um deles adiantou-se em mais de vinte anos á permissão para prestar continência sem cobertura e com uniforme de educação física . Era um visionário e futurólogo. Naquele tempo, um voador de primeira.

Outro, dizem, quando fez eletroencefalograma , as ondas saíram quadradas!!!!?? Comentam que, deste, a última foi que quase derrubou a caixa d’água do 33 de Jaguarão. É que nela ancorou um cabo de aço e tracionou-o com uma viatura QT: parece que queria montar um obstáculo muito conhecido na instrução militar como Cabo Aéreo.

Outro, ainda no primeiro ano, faltou por três dias ao expediente e ganhou um elogio do comandante da companhia em plena formatura da tarde. Estava fazendo reconhecimento in-loco na Região do Bambuzinho!!!!!

Já na turma do mate, havia um companheiro que se destacava-se por ser muito folgado. Pudera, além de ser bem mais velho que o restante da bicharada, os frangos foram seus contemporâneos no Colégio Militar. Tinha trânsito fácil com eles.

Certo dia, estávamos tomando mate (era sagrado...), chegou um instrutor e pediu um e logo recebeu a resposta:

“ Te abanca aí, Tchê. Não pensa porque tu é “ frango” tu vais tomar mate logo. Entra na fila.”

E conversa vai conversa vem, o instrutor sai com essa:

“ Mas me parece que não queres nada com nada, não é , fulano. Então me parece que tu é pirú de estrela?”

O nosso amigo , que não perdia uma, respondeu:

“ Olha, tenente, se fosse pirú de estrela só saia de noite.”