Ah se a verdade fosse dita.

Por que será que temos tanta aversão da verdade? Por que preferimos mentir ao invés de falar a verdade por mais chata e deselegante que pareça. Por que dizemos "querida seu cabelo está lindo", quando realmente queremos dizer "nossa parece um poodle assustado". Não falamos diretamente, mas dá uma vontade, e ao contrário falamos pelas costas da pobre pessoa.

Ao cumprimentar uma pessoa conhecida então: "Oi linda (o) quanto tempo, como vão às coisas?" e nós respondemos o que fomos programados para responder: “ Tudo bem querida(o) tudo está ótimo". Quando realmente queremos dizer: "Hoje está uma m***, perdi hora no emprego e meu chefe me deu a maior bronca e ainda tenho que aturar a sua cara, fala sério". É complicado mais sempre ficamos com a mesma resposta programada.

Outra coisa que nós deixa P* da vida é um belo domingo de manhã, você está no recorde de estágio do seu sono de beleza ou de descanso por que o sono não é milagreiro e a campainha toca, 8 horas da manhã, você acorda perdido e bravo por alguém ter lhe acordado, mete o pé no canto da mesinha do quarto e já sai falando cobras e lagartos, e quando chegamos na porta é os missionários do Reino de Deus, que não poupam esforços pra lhe acordar e passar um belo sermão dominical. Aí nós mudamos nossa aparência pra receber bem as pessoas, quando realmente pensamos: "Ah não, domingo, 8 da manhã, me acordam pra falar um sermão de meia hora que coisa chata pra caramba, quer saber de uma coisa, vou ficar bem quietinho pra eles não perceberem que não tem ninguém aqui, eles vão se cansar e vão embora logo". Cazzo por que não abrimos a porta e falamos que não queremos ouvir, mesmo sendo a palavra de Deus, por que não falamos que estamos "mortos de sono", por que trabalhamos a semana toda e queremos mais ficar na cama até criar raízes.

Fim de ano então, amigo secreto do pessoal da escola ou do serviço, você está sem grana, de saco cheio de ter que gastar uma grana pra presente do pessoal do "trampo" ou da escola mas não quer ser chato em dizer que não vai participar e mesmo contrariado você vai como se estivesse indo pro calvário. Aí no dia da troca de presentes você está com um presente "bacana" pro seu amigo secreto, e então você como de costume tem que descrever seu "amigo" e dizemos na maior falsidade misturada com cara de mentiroso: "Meu amigo secreto é uma pessoa legal, simpática, prestativa, super descontraída e tal", mas no fundo no fundo, quase nas costas queremos dizer: "Meu amigo secreto nem é meu amigo, ele trabalha (ou estuda) comigo faz um bom tempo mas nem sei seu nome, se conversei com ele não me lembro, só lembro que ele foi muito seco em responder e com cara de poucos amigos, fiquei com uma vontade de mandar ele pros infernos e ainda dizer que ele roubou meu cargo, então eu quero que ele se exploda". Mas isso é apenas uma parte da m***, além de você dar um presente legal pro seu "quase amigo", aí é sua vez de receber o presente e então a desgraça acontece, a pessoa lhe entrega um baita pacote e o que há dentro? Um ímã de geladeira em forma de coraçãozinho, que custa cinqüenta centavos e no camelô sai quase de graça, e então pra não parecer o "ovelha negra" dizemos: "Nossa que bonitinho, vou colocar na minha geladeira pra combinar com os outros em forma de frutas, vai ficar uma graça", mas como essa não tem como perdoar, somos destrutivos em nosso pensamento: "Ah meu Deus, mais um, já tenho uns quinze desse, minha geladeira está sufocada de tanto treco sobre ela, e olha a cara desse mané ainda, será que ele não se toca em dar um maldito ímã, qual a serventia disso, será que ele vai em cima da minha cabeça pra eu descobrir alguma equação da física"

E tem várias coisas que não falamos pra não parecer chato como dizer que uma comida está boa, quando realmente eu acho que nem meu cachorro irá comer, dizer a noiva o quanto você está feliz por ela, quando na verdade você quer dizer que ela roubou seu homem, dizer que a pessoa é lindíssima, chega até ser "exótica", quando na moral queremos dizer, meu Deus você é pior que o Michael Jackson, dizer ao professor que estávamos doentes e não estudamos para as provas, ao invés de dizer que ficamos no Orkut e MSN o dia todo, dizer que não é corrupto, quando está mais sujo que porcos, montar uma igreja para levar os fiéis para o céu, quando na verdade a parada é enriquecer, dizer ao padre que você não pecou muito, e na verdade está doido de remorso, dizer aos pais que chegou as duas, quando realmente viu o sol nascer no outro dia e muitas outras coisas que não dizemos para não estragar a graça e pra não ficar sem graça.

Mentir faz parte da gente e quem me provar o contrário eu nego (como diz um certo político).

Illen Rafael
Enviado por Illen Rafael em 29/11/2008
Reeditado em 29/11/2008
Código do texto: T1309071
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.