O político atrapalhado I

Minha região é rica em diversidade racial, por aqui se achegaram imigrantes alemães, italianos, polacos, negros, turcos e se entreveraram com os índios que aqui viviam.

A história que vou relatar, ocorreu a aproximadamente uns 20 anos em uma cidade próxima, onde predominam os descendentes de imigrantes alemães.

O rapaz que vou chamar de Müller, sobrenome comum na cidade, desde novo levava jeito para a política. Mesmo com sua maneira atravessada de falar, misturando alemão e português e extropiando as palavras, era o maior sucesso entre a alemoada.

Se elegeu vereador, prefeito e chegou a deputado federal.

Seus discursos eram muito divertidos para os que não eram de origem alemã e muito aplaudidos pelos que eram.

Certa vez ele estava em campanha pelo interior da região em que morava, todo mundo se reuniu no salão da comunidade local, para prestigiar o candidato, mas nem todos eram de descendência alemã, boa parte era pêlo duro como se fala por aqui, isto é brasileiro puro.

Quando o salão estava cheio ele iniciou o discurso assim:

-Meu nome é alemom Milla, como todas vocêis já sabem.

Eu quero contar hoje um pouco de meu vida. Voceis ai que estaom me escutando, pensam que eu sempre fui rica?

Isto nom é verdade, eu já fui pobre,pobre, um pé di chinela, igual a qualquer uma de voceis.

Levou uma vaia bem grande dos presentes, rapidamente abafada pelos seus fãs e cabos eleitorais que eram muitos.

E ele continuou assim:

- Quando eu iniciei minha careira de política, nom tinha nem coberta, para me agasalhar nas noites frias.Quando era muito frio eu e Frida meu mulher, a gente se cobria com alguns sacos de estopa, que largavam muitas fiapos.

E com a voz embargada pela emoção finalizou:

- POBREZINHA DA FRIDA, AMANHECIA TODOS OS DIAS COM SEUS PERNAS CHEIAS DE PÊLO DE SACO.

o público delirou, assoviou, gritou e estão rindo até hoje do tal discurso do alemão atrapalhado.

Anamar Quintana
Enviado por Anamar Quintana em 21/12/2008
Código do texto: T1347457
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.