Arte experimental

Fazer 'arte' era com ele mesmo. Mas 'alemão', o artista mirim, às vezes era mal interpretado quando sua arte interferia na vida alheia.

Certa vez a inspiração veio do varal da vizinha, onde viu estendidos os lenços italianos coloridos da Dona Conchetta. A idéia era fazer uma rabiola. A baixinha calabresa tinha riso largo e contagiante, mas ficou furiosa com os lenços de pura seda voando no céu, costurados na ponta do 'papagaio' do talentoso alemãozinho.

E assim as memórias de infância bem guardadas como munição para suas experiências artísticas posteriores, afloraram novamente quando num dia sem ter o que fazer, depois de abrir um anexo na sua caixa de e-mail, deparou-se o jovem rapaz com uma inédita e intrigante obra de arte diante de sua tela. Tratava-se de um famoso artista inglês, que usava alimentos para compor paisagens, fotografando resultados belíssimos.

Num forte impulso, saiu a pesquisar mais sobre o assunto e encontrou material precioso suficiente para ressuscitar-lhe a veia artística. Instalou seu atelier na cozinha mesmo, já que o material era 'culinário'.

'Será que também ficarei famoso?', perguntou-se.

Foi ao mercado mais próximo, seção 'horti-fruti'. Depois da teoria, partiu para a prática. Organizou frutas, legumes, folhas, cores, texturas. Cortou, lavou, secou e iniciou a composição da paisagem em toda a extensão da mesa. Depois de intenso trabalho, finalmente posicionou a última peça e então deu por encerrada a obra-prima. Não viu a hora passar, mas deu-se por cansado e foi dormir. A noite chegou, pai e mãe de volta à casa, entraram na cozinha e que surpresa!

No dia seguinte, foi admirar sua obra. Chegando perto, vê o enorme desfalque e um bilhete espetado ao lado dos arvoredos de brócolis:

“Meu filho querido, que talento! Como você caprichou! Obrigada. Estávamos famintos, depois da jornada de ontem. Foi a ceia mais gostosa, interessante e criativa que saboreamos até hoje. Começamos pelo riacho e terminamos na floresta. Mas acredito que ainda há muito para o seu almoço. Bom apetite e até à noite. Beijos da mamãe. Te amo". Assinado... Dora

espuletah
Enviado por espuletah em 23/12/2008
Reeditado em 22/10/2009
Código do texto: T1349328
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.