OS BOBOS NATIVOS DA CORTE

Consagrou-se uma definição da Terra como “o planeta bola”. Pois bem. Bola é aquela esfera feita de pelego ou courinho, "em quem" se pode descarregar as tenções sem que ela revide. Por isto, no futebol, no vôlei, no basquete, não só a bola é bola, mas também o torcedor. Existem vários tipos de torcedores bola: O bola gorda, que vai ao estádio para comer. Esse se enquadra perfeitamente no conceito clássico do velho Circo de Roma – “Pão e circo” (Panis Et Circus). Depois anda por aí que não pode nem caminhar.

Porém, o tipo que mais pesa nas pesquisas é o torcedor bola da Corte. Não é por acaso que a expressão se parece com bobo da Corte, pois esse tipo de torcedor é o verdadeiro courinho, pelego dos “homi”. Vai ao circo, não ganha o pão, mas está sempre satisfeito como um carneirinho. Então passa a semana nas esquinas e botecos debatendo a filosofia do esporte, enquanto em Brasília tudo que é bola rola pra dentro do bolso dos donos da Suprema Corte – os animadores do circo.

Saiba que enquanto você está na frente da televisão fazendo a cabeça para suportar o dia-a-dia – torcendo pelo “clube do coração” –, alguém também torce por você. Seu patrão vibra para que você não sofra nenhuma contusão, sua esposa não engravide, seu filho não adoeça, sua mãe não morra, seu carro – se é que você possui – não estrague, etc. Tudo isso, não que te ame – ele ta pouco ligando pra tua vida –, mas para que você não peça aumento, vale, folga, etc.